18/08/2010 - 21h08

Leia a íntegra do segundo bloco do debate entre presidenciáveis promovido pela Folha e UOL

Bloco 2

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Olá. Neste segundo bloco do debate online, promovido pela Folha de São Paulo e Pela UOL, continua a série de perguntas entre os candidatos, e você pode acompanhar a repercussão de todo o debate no Facebook neste endereço que aparece aqui embaixo da tela, pode seguir pelo twitter através do debate Folha UOL e comentar nas salas de bate papo UOL.
E agora as regras do segundo bloco. Cada Candidato fará uma pergunta e responderá a outra pergunta obrigatoriamente. De acordo com o sorteio prévio, ficou definido que José Serra fará a primeira pergunta e terá um minuto para formular sua questão. Ele escolhe quem vai responder.

O Candidato que responde, terá dois minutos, quem perguntou terá direito a réplica de um minuto e meio. E quem respondeu, terá o mesmo um minuto e meio para tréplica. Depois de José Serra, vão perguntar neste segundo bloco, Dilma Rousseff e Marina Silva.
No primeiro bloco tivemos alguns problemas de estouro de tempo, eu peço compreensão dos três candidatos para olharem o cronômetro e ajudar este moderador.

Candidato José Serra, o senhor tem um minuto para formular a sua pergunta e indicar quem vai respondê la.

[José Serra Candidato PSDB]: Dilma Rousseff. Dilma, uma das grandes conquistas do sistema de ensino brasileiro foi a realização de exames gerais para os alunos para poder avaliar cursos, isso foi começado nos anos noventa, o PT continuou, e tocou o Enem. Fizeram o Enem.
Mas o Enem acabou sendo desmoralizado no Brasil, no passado com esta incrível, este incrível vazamento, fora problemas de distâncias, problemas de divulgação de resultados errados, o Enem foi desmoralizado no final do ano passado, deixando a juventude com muito menos vontade de a ele se submeter.

E, recentemente, uma coisa escandalosa, permitiu ou deu brecha para vazar doze milhões de estudantes, os dados à respeito deles, dados confidenciais, de sigilo, portanto, criando um problema maior ainda de desprestígio, desmoralização e desrespeito.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Dilma Rousseff, dois minutos para a resposta.

[Dilma Rousseff Candidata PT]: Eu acho um verdadeiro absurdo um Candidato Serra a Presidente da República vir aqui dizer que o Enem está desmoralizado porque uma gráfica, que está sendo objeto, inclusive, de investigação da Polícia Federal, vazou as provas. Gráfica essa, inclusive, que é uma gráfica respeitável, não foi, pode não ter sido ela, mas foi dentro desta gráfica, que é uma gráfica conceituada, uma gráfica, sem sombra de dúvida, de grande porte.

Nós sabemos que qualquer sistema no mundo, e aqui nós estamos falando com a Internet, é passível de ser vazado. Recentemente o Departamento de Estado teve vazamentos inclusive relativos guerra do Afeganistão. No que se refere ao fato de que houve acesso indevido aos dados cadastrais dos alunos, deve se a que 231 instituições têm obrigatoriamente acesso a esses dados cadastrais.
Se a gente usar o método que nós sempre usamos no governo Lula, que é investigar e, em apurando, condenar e punir, nós acabaremos com a impunidade, os vazamentos acabarão.

Mas eu quero voltar a uma questão que eu acho séria. Esse problema do PROUNI e do ensino técnico ele é muito grave. Acabaram, em 98, através de uma lei, com a possibilidade da União fazer escolas técnicas e isso significou uma paralisia, e nós tivemos de ir ao Congresso eliminar essa legislação para poder construir escolas técnicas, e agora fizemos 214, o que não foi feito antes no governo do Fernando Henrique nessa dimensão, governo do qual o meu adversário, Candidato Serra.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata. Candidato José Serra, o senhor tem um minuto e meio para réplica.

[José Serra Candidato PSDB]: É falso que foi proibido a União de construir escola técnica, isso é mentira que vocês estão divulgando o tempo inteiro. Mais ainda, sabem por que fazem isso? Porque até 2006 vocês não fizeram nada em matéria de escola técnica.

E olha, se você for pegar o período de 2003/2009, o crescimento de matrículas na esfera federal, principalmente pelo que se fez no segundo mandato, porque no primeiro não se fez nada, foi de 85%, e em São Paulo foi de 126,7%, considerando o conjunto das escolas técnicas.
No que se refere ao ensino tecnológico, que é aquele que forma tecnólogos, o crescimento foi 56% na esfera federal e 210% em São Paulo. Mais ainda, vocês se basearam na questão técnica, a motivação foi precisamente aquilo que estava sendo feito em São Paulo, que tem o poder de fogo nessa matéria muito menor do que o Governo Federal.

Mas, voltando ao Enem, houve sim vazamento, e o responsável é o Ministério da Educação. Aliás, vazamento nos leva a uma outra questão, você tinha dito que isso não tinha acontecido, mas, na verdade, vocês quebraram o sigilo bancário de um Vice Presidente do PSDB, você diz que isso não tinha acontecido, chegou até ameaçar processar, depois isso aconteceu.

E, mais ainda, passaram esse resultado do seu comitê para a Folha, que publicou que o sigilo do Eduardo Jorge tinha quebrado.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Dilma Rousseff, a sua tréplica em um minuto e meio.

[Dilma Rousseff Candidata PT]: Voltando a esta questão do ensino técnico. Houve uma lei que dizia que a União só poderia construir escolas técnicas se os Estados e os Municípios fizessem o custeio. Olha, o custeio de uma escola técnica equivale a um ano, um ano de custeio é igual o custo da construção, e isso impediu sistematicamente a construção, porque municípios e Estados pobres não podiam ter escolas técnicas.
E o Brasil precisa de interiorizar suas escolas técnicas. Então, não é mentira de jeito nenhum. E levamos esse tempo, porque tínhamos de derrubar a lei que vocês fizeram em 98.

Agora, eu queria dizer uma coisa a respeito do Enem, considero que o Enem é uma prova extremamente correta, legítima, e vazamento a gente descobre. A gente tem de ter cuidado para que o termo de calúnia não seja aquele que recaia sobre aqueles que caluniam e não provam. Nós processamos em todos os casos aqueles que falavam que nós vazamos qualquer coisa.

Não se pode caluniar, a democracia é algo que nós conquistamos com muito esforço, aliás, todos nós aqui, a bem da verdade, se diga.
Agora, preservá la significa garantir que quem acusa tem de provar.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Dilma Rousseff, a senhora permanece com a palavra e tem um minuto para formular sua pergunta e indicar quem vai responder, no caso, agora, necessariamente, pelas regras, a candidata Marina Silva.

[Dilma Rousseff Candidata PT]: Perfeitamente. Marina, eu queria te fazer uma pergunta que eu considero muito importante. Nós lançamos, em 2009, em plena crise, o programa Minha Casa Minha Vida, para enfrentar o desafio da moradia para a população de baixa renda. Esse é um programa que eu considero vitorioso, porque estamos construindo ao mesmo tempo casas para essa população e gerando emprego na construção civil. Eu gostaria de ouvir a sua posição a respeito dessa iniciativa que o Presidente Lula tomou em 2009 e que eu coordenei.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Marina Silva, a senhora tem dois minutos para a resposta.

[Marina Silva Candidata do PV]: Eu tenho dito que uma das coisas importantes que o Brasil conquistou foi a quebra do velho paradigma de que tínhamos que distribuir o bolo para depois... que tínhamos que fazer crescer o bolo para depois distribuir.
E nesses últimos 16 anos, e mais particularmente no governo do Presidente Lula, a gente mostrou, e o Brasil mostrou, porque essa é uma conquista do Brasil que foi distribuindo o bolo que se cresceu.

Então, programas como Bolsa Família, programas como Minha Casa Minha Vida são muito importantes e não podem ser tratados como se fosse de um governo ou de um partido; são relevantes, devem ser dado crédito, mas são conquistas da sociedade. A minha posição é de que esses programas devem ser mantidos.

Em relação ao Minha Casa Minha Vida, Dilma, o que eu coloco é de que nós temos que ter um olhar para as cidades aonde as pessoas possam viver com dignidade, aonde possam ter melhor mobilidade, não é apenas a construção da casa pela casa, porque isso já é muito.
Hoje é perfeitamente possível fazer com que o lugar onde se more seja um lugar bom de se viver, não é só conquistar a casa, é também conquistar um espaço de vida decente na cidade, melhorando a qualidade de vida, que as pessoas possam trabalhar e morar mais perto do trabalho, possam morar mais perto do lugar aonde estudam, para que a gente possa fazer com que os mais de 80% que vivem em cidade possam ter uma vida digna.

A minha posição é de respeito com a conquista dos últimos dezesseis anos, porque graças a Deus não tenho essa atitude de oposição pela oposição, eu digo que as coisas boas nós vamos preservar, as coisas ruins e erradas vamos corrigir e vamos enfrentar os novos desafios.
E é um grande desafio de que a moradia, em todos os lugares, possa ser um lugar decente para se viver, é assim que eu penso e é assim...

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Dilma Rousseff, a senhora tem um minuto e meio para a réplica.

[Dilma Rousseff Candidata PT]: Eu concordo com o que você falou agora, que eu acho que a gente tem sempre que avançar no que se refere às boas práticas. O Minha Casa Minha Vida 1, que tinha por objetivo construir um milhão de casas, agora já se está conseguindo contratar, já chegamos a 590 e eu acredito que até o final do ano terão, em processo de contratação, essas um milhão de casas.

Agora, já está pronto, Marina, o Minha Casa Minha Vida 2, que pretende construir mais dois milhões de casas, e o interessante no Minha Casa Minha Vida 2, dois milhões de casas, é que ele prevê que haja uma instalação bastante ambientalmente muito correta, que é o uso do chuveiro. Em vez de ser aquecedor elétrico, seriam aquecedor solar térmico.

Outra questão que eu levanto como muito importante no Minha Casa Minha Vida é o fato de que junto a ele nós também financiamos a implantação de todos os equipamentos de saneamento básico, água e tratamento de esgoto. Agora, eu concordo com você sobre a questão do que significa a casa e o ambiente melhor. Significa ter, de fato, equipamentos como praças de esporte, como centros culturais e como até unidades de Pronto Atendimento na área da saúde. O que está acontecendo, por exemplo, no Rio de Janeiro, na Rocinha, no pavão pavãozinho.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Marina Silva, um minuto e meio para a tréplica.

[Marina Silva Candidata do PV]: Bem, é fundamental que a gente pense que os desafios desse inicio de século, eles estão nos colocando diante de uma espécie de imperativo ético. É impossível continuar fazendo o velho discurso de opor meio ambiente a desenvolvimento, de opor qualidade de vida a crescimento econômico, não tem como separar essas coisas. É por isso que eu faço questão de dizer que no nosso programa de governo, meio ambiente será tratado como oportunidade, oportunidade de negócios, oportunidade de geração de conhecimento, de tecnologia, de melhoria da vida das pessoas.

Quando se fala em ter programas de eficiência energética, inclusive, já na construção das casas populares é fundamental que se tenha um olhar para o fato de que estes ganhos são frutos de uma forte pressão da sociedade brasileira que não está mais admitindo que se faça a velha oposição, como se vem fazendo, entre meio ambiente e desenvolvimento.

Quando se faz a construção de casas para as pessoas morarem, é fundamental que se pense o saneamento, é fundamental que se pense na geração de energia, é fundamental que se pense na coleta do lixo, porque nada disso pode estar separado, e, inclusive, a mobilidade.
Nas grandes cidades, Dilma, se leva mais de três horas no trânsito, é tempo que as pessoas deveriam estar estudando, se divertindo...

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Marina Silva, a senhora vai permanecer com a palavra, e vai ter um minuto agora para formular sua pergunta, e necessariamente, de acordo com as regras do debate, terá que perguntar para o Candidato José Serra.

[Marina Silva Candidata do PV]: Bem, primeiro eu quero dizer que esse debate está sendo muito importante para que todos nós possamos explicitar as nossas posições, mas eu fiquei preocupada, porque eu vejo que começa se um ensaio aqui lamentavelmente de um quase pugilato, e eu acho que nós temos que fazer é ir aos fatos do que interessa para o Brasil, e a minha pergunta é para o Candidato Serra.
Nós ainda temos, Serra, um problema grave em relação às populações que vivem em favelas, problema de saneamento, problema de abastecimento de água, problemas de atendimento de saúde, de moradia digna, que assola a vida das pessoas, prejudicando a saúde, a educação, uma série de danos que são irreparáveis na vida de uma comunidade.

A minha pergunta a você é o que você pretende fazer para eliminar este grave problema que assola a vida de milhões de brasileiros em todos os Estados da nossa federação.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidato José Serra, o senhor tem dois minutos para a resposta.

[José Serra Candidato PSDB]: A questão fundamental das comunidades ou dos bairros mais degradados ou que por vezes chamados favelas, é a da moradia, a da moradia decente e da urbanização correta.

Eu tenho uma experiência feita como prefeito e como governador que eu quero levar para o conjunto do país. Qual é a ideia? É transformar efetivamente esta comunidade num bairro. Isso você faz de duas maneiras: primeiro, as moradias de risco têm que ser removidas e você tem que oferecer moradia nova, esta é a prioridade, que é para o pessoal de zero a três salários mínimos, onde, aliás, o programa que a Dilma dirigiu fez praticamente nada até agora do ponto de vista de casas entregues efetivamente.

Mas o básico é a urbanização, é saneamento, é rede de esgoto, água potável, iluminação, pavimentação, melhora das moradias, escola, creche, tudo dentro, até escola técnica e até ambulatório de especialidade. Nós fizemos isso, por exemplo, na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, que era a maior de toda a cidade, e também na comunidade de Paraisópolis, onde era a segunda em tamanho em São Paulo.

Esses lugares estão virando bairros. Têm até escola técnica dentro, têm até escolas de ensino fundamental, tem transporte, até metrô, no caso, foi estendido até Heliópolis, e você vai dando condições de uma vida urbana decente para essas pessoas e até de oferta de empregos no futuro através do ensino técnico para os jovens e para todos.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidata Marina Silva, a senhora tem um minuto e meio para a réplica.

[Marina Silva Candidata do PV]: Bem, eu disse que a gente tem que reconhecer os ganhos e não negar, inclusive, a autoria, mas, em nome dos ganhos, não podemos ser complacentes com os erros que são persistentes e renitentes. Eu quero ir novamente aos fatos. Eu, nesses últimos dias tenho visitado algumas regiões bastante delicadas do nosso país.

Eu estive na favela do Coque, em Recife, no Rio de Janeiro, e ontem eu estive na mata virgem aqui em São Paulo, num lugar que não se sabe exatamente a quem pertence, porque o município diz que não lhe pertence, o município de São Paulo, e Diadema também diz que não pertence a eles, e ali eu vi uma comunidade com esgoto a céu aberto, sem nenhum equipamento público numa comunidade que tem cerca de dez mil habitantes. As pessoas mostrando as crianças e as casas com infiltração de esgoto.

Eu, sinceramente, não entendi. Porque ontem no seu programa de governo teve uma favela virtual, quando nós temos uma favela tão real que foi a que eu visitei ontem. [Aplausos]

Então eu gostaria de que nós aqui pudéssemos, como eu disse, fazer uma discussão sobre os fatos. Há um exemplo concreto que ele colocou de algo bom que foi feito, mas existem inúmeros exemplos que não foram feitos, e é isso que o Minha Casa Minha Vida precisa fazer e que o saneamento básico, que tem o pior desempenho de...

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidato José Serra, o senhor um minuto e meio para a tréplica.

[José Serra Candidato PSDB]: Olha, Marina, que existem problemas em todos os cantos, existem. O que é o mais importante? É o que você está fazendo para resolver esses problemas.

Em São Paulo avançou se muito nessa direção, e eu creio também que vale a pena você fazer uma visita a Paraisópolis e Heliópolis, que são as maiores, juntas devem ter mais de 150 mil pessoas, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. O problema é ter o caminho da mudança estabelecido. Inclusive, em toda a região do ABC nós temos um programa com, inclusive, com o financiamento externo, de despoluição da Billings, e de Guarapiranga lá na região sul, que vai implicar em moradias novas, em urbanização, defendendo a represa, para milhares e milhares de famílias. Isso está em pleno andamento.

Portanto, trata se de um problema que tem que ir sendo encarado, e eu acredito que nós fizemos isso, mas, ou pelo menos tanto quanto aquele que fez mais no país, nessa matéria. Agora, se você me permite, aproveitando essa conclusão, você falou sobre o ensino de São Paulo. Eu queria te dizer que da primeira à quarta série, São Paulo é o segundo colocado no Brasil, segundo índice de desenvolvimento da educação brasileira; da quinta a oitava série é o primeiro colocado, no ensino médio é o terceiro. Não é uma situação esfuziante, mas é bem melhor daquela que você dizia, além do mais que não foram 20 anos de PSDB, foram 16.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Obrigado Candidato José Serra, e agora o internauta vai acompanhar entrevistas, mais informações exclusivas sobre o debate, num intervalo de cerca de cinco minutos. Lembro a todos os presentes para voltarem quando faltar um minuto para retornarmos para o terceiro bloco, obrigado.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host