17/08/2010 - 20h22

Leia a íntegra do quinto bloco do debate entre candidatos a governador de SP

BLOCO 5

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: E neste quinto bloco do debate entre candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, mais perguntas enviadas pelos internautas. As regras, como no bloco anterior, são as seguintes: no quinto bloco os candidatos responderão cada um a duas perguntas de internautas. As questões foram selecionadas pela Folha e pelo Uol dando prioridade para grandes temas de relevância para o Estado de São Paulo. Cada candidato terá dois minutos para responder a cada uma das duas perguntas. A ordem neste quinto bloco, decidida por sorteio, é a seguinte: Geraldo Alckmin, Aloizio Mercadante, e Celso Russomanno.

E antes de passar à primeira pergunta, peço mais uma vez a colaboração do público presente para que evite fazer manifestações, a favor ou contra, para que a gente possa manter a boa ordem nesse encontro aos candidatos ao governo de São Paulo. Quem começa respondendo agora neste bloco é o candidato Geraldo Alckmin, o senhor terá dois minutos para responder a pergunta que foi enviada pelo internauta Rafael Móia Filho. Pergunta de Rafael Móia Filho, Bauru, São Paulo, ao candidato ao governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

[Rafael Móia Filho – Internauta]: O seu partido e o senhor em particular efetuaram diversas privatizações em São Paulo, o setor elétrico foi praticamente todo privatizado. Eu gostaria de saber se o senhor tem conhecimento de que as empresas que compraram as nossas estatais não estão cumprindo o que regia o edital quanto ao aumento de 15% na oferta de energia em São Paulo. O que o senhor pretende fazer se confirmada essa informação?

[Geraldo Alckmin - Candidato PSDB]: Primeiro eu queria dizer que nós temos uma das maiores geradoras de energia elétrica do país, estatal, em São Paulo, que é a CESP, grandes usinas tanto no Rio Tietê como no Rio Paraná. Nós tivemos a privatização de algumas hidrelétricas geradoras do setor de transmissão e da distribuição. Respondendo especificamente à pergunta, eu vou verificar. E nós temos a agência, Arcesp, a agencia reguladora do Estado, há também a Anel, que é agencia federal, e tomaremos todas as providências se por ventura não cumprir o exigido no processo de privatização que foi a exigência de investimentos na ampliação de oferta de energia em São Paulo. E queria dizer que fizemos um trabalho importante aqui em São Paulo, a privatização ela trouxe para o Brasil um avanço significativo, veja o setor das telecomunicações, se não fosse o modelo implantado hoje nós teríamos aí...

Antigamente telefone era dez mil reais, tinha que declarar no Imposto de Renda, então, nós avançamos. Esse estado provedor de tudo, ele não existe, é preciso trazer o setor privado para investir junto com o governo na área de infraestrutura do país, tanto é que nenhuma empresa privatizada foi reestatizada. Agora, o que nós precisamos, Rafael, é estatizar as empresas estatais, porque elas não podem ser loteadas, como muitas vezes acontece. Nós precisamos de profissionalismo nas empresas, São Paulo tem boas empresas estatais, de saneamento, a Sabesp, de energia, a Arcesp, Metrô, CPTM, nas várias áreas.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Agora é a vez do candidato Aloizio Mercadante responder em dois minutos a uma pergunta que veio do internauta Marco Antônio Nascimento. Marco Antônio do Nasciment: Bom, meu nome é Marco Antônio nascimento, eu moro em São Caetano, eu gostaria de fazer uma pergunta ao Mercadante, o que ele poderia estar fazendo para estar melhorando esse trânsito para a gente que trabalha. Eu moro no ABC, e trabalho aqui em São Paulo, eu gasto duas horas para chegar aqui, e duas horas e meia para voltar. O que ele pode estar fazendo para melhorar esse trânsito? E também por que o Metrô não chega até lá no ABC?

[Aloizio Mercadante - Candidato PT]:Você retratou a situação que a maioria da população vive em São Paulo. Na média são duas horas e 43 minutos por dia perdido no trânsito. Tem pessoas que como você, você disse quatro horas e meia, e outro dia nós vimos uma matéria na Bandeirantes, na Rede Bandeirantes de Televisão, mostrando uma senhora que saía da Zona Sul, três horas para ir trabalhar e três horas para voltar para casa. E na Zona Leste não é diferente.

Por que é que isso aconteceu? Porque o governo do PSDB nesses dezesseis anos não cumpriu o que prometeu, não entregou. A modernização da linha da CPTM que veio do ABC, há quanto tempo que eles disseram que ia ter qualidade de metrô? Eles falaram também que iam colocar mais composições na linha da CPTM, e dá para a gente dobrar a capacidade de transporte se você informatizar a rede, melhorar as estações, fazer alguns viadutos e colocar as composições para andar. É um projeto que nós vamos fazer em dois anos no meu governo, em dois anos nós dobramos a capacidade de transporte da CPTM. Metrô, no nosso governo aqui do ex governador, nós tivemos 500 – de 2003 a 2006 – 500 metros de Metrô por ano, a China fez 120 quilômetros de Metrô. Cento e vinte quilômetros, dá para fazer? Acho que não, mas 30 quilômetros nós vamos ter que fazer.

Especialmente com a Copa do Mundo chegando, São Paulo precisa se preparar para esse futuro, precisa priorizar o investimento em metrô. E o Governo Federal colocou quatro bilhões e 300 milhões de reais à disposição para financiar investimentos no metrô em São Paulo, uma parte disso já foi acionada no BNDEES e a outra está disponível, por exemplo o monotrilho entre Congonhas e Morumbi para gente fazer a Copa do Mundo, que eles nem licitaram, o dinheiro está lá parado, um bilhão de reais do Ministério das Cidades. Nós vamos dar prioridade a transporte coletivo em São Paulo.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Obrigado candidato, agora o candidato Celso Russomanno vai responder uma pergunta que foi encaminhada pelo internauta João Antônio Cândido

[João Antônio Cândido - Internauta]: Meu nome é João Antônio Cândido, eu sou corretor de seguros. Eu gostaria de perguntar para o Celso Russomanno sobre o apoio que ele está recebendo do Maluf né, que no passado o Maluf apoiou o Pitta, tal...

[Celso Russomanno - Candidato PP]: João, o Maluf, o Paulo não apoiou só o Pitta, apoiou o Partido dos Trabalhadores também para o governo da Capital de São Paulo, apoiou o governo do PSDB, quando o Geraldo era candidato na chapa com o Mário Covas. Todos querem o apoio político do Paulo Maluf porque ele tem voto, se ele não tivesse voto, ninguém queria o apoio dele.

Ele é membro do meu partido, está ao meu lado, está trabalhando para esta eleição, e ninguém pode negar que ele foi sempre um bom administrador, ninguém pode negar isso, ninguém pode negar que ele fez muito por São Paulo, que ele tinha uma visão de futuro, que quando ele construiu o Aeroporto de Guarulhos ele estava pensando vinte anos à frente, e foi constestado por isso, processado por isso. E com uma série de outras obras também.

Se hoje nós não tivéssemos a Ayrton Senna aí, nós não chegaríamos no Vale do Paraíba. Quem anda pelo Vale do Paraíba hoje pela Dutra sabe muito bem o que é, é um problema porque as pessoas nos horários de pico ficam no congestionamento duas ou três horas. É esse processo que a gente tem que mudar. Agora, quem vai governar o Estado de São Paulo é o Celso Russomanno, ou alguém tem alguma dúvida da minha competência? Ou dos dezesseis anos quando eu fui deputado federal, em mandato ainda, e todo trabalho que eu fiz em defesa do cidadão, legislações que eu aprovei, coisas boas que eu fiz? Então, o Celso Russomanno vai governar o Estado de São Paulo e vai governar com competência, você pode ter certeza que eu vou ser um bom governador. Um governador que vai para as ruas, um governador que sente, que sabe o que você precisa e sabe o que você quer.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Candidato Geraldo Alckmin, a pergunta que vem agora para o senhor é do internauta Adriano Fanini.

[Adriano Fanini - Internauta]: Meu nome é Adriano. Eu gostaria de perguntar aos candidatos se tem algum plano para a melhoria salarial da Polícia Civil e Militar. Porque quando fala que o salário do policial gira em torno de 2800 reais, é na capital, em cidade do interior é completamente diferente, e o vale alimentação também é um dos menores do Brasil. Quais são os seus planos?

[Geraldo Alckmin - Candidato PSDB]: Olha Adriano, a Segurança Pública é nossa prioridade, e a questão dos policiais principalmente, é polícia na rua, é polícia bem remunerada, é polícia motivada, com tecnologia e um aumento do nosso efetivo. São Paulo, nós vamos valorizar, já avançou, hoje o nosso soldado ganha 2200 reais no interior e 2400 reais na capital. Como ele pode fazer atividade delegada - isso o soldado - ele pode fazer atividade delegada, que nós vamos ampliar, ele vai poder receber mais mil reais, vai para 3400 reais. Depois ele faz a carreira, tem quinquênio, sexta parte, licença-prêmio, enfim, ele vai melhorando, os oficiais começam já no nível mais alto. Não é o ideal, e nós vamos melhorar, nós vamos avançar bastante na questão da remuneração dos nossos policiais, da formação dos nossos policiais e priorizar a Segurança Pública.

Mas me permita, Adriano, trazer uma palavrinha aqui sobre o Marco Antônio, sobre a questão do metrô. No meu governo nós entregamos a linha cinco, saindo lá do Capão Redondo, passando pela Vila das Belezas, Giovanne Gronchi, Santo Amaro, até o Largo XIII. E no próximo governo, se Deus quiser, a obra já está começando, e nós vamos levar a linha cinco até Chácara Klabin, integrando com a Norte Sul. Nós integramos as estações da linha dois, Chácara Klabin e Ipiranga, e o Serra entregou Imigrantes, Sacomã, e vai ser entregue o mês que vem Tamanduateí, que é exatamente a que integra o trem que vem do ABC com o metrô. E ainda irá a Vila Prudente, que nós vamos levar até a Cidade Tiradentes. E comecei a grande obra da linha quatro do metrô, que duas estações já estão funcionando, e vamos conclui la, sendo a maior linha de São Paulo.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Muito obrigado, candidato. Agora é a vez do candidato Aloizio Mercadante, sua pergunta veio do internauta Alexandre Mendes.

[Alexandre Mendes - Internauta]: Meu nome é Alexandre Mendes, sou engenheiro, e como engenheiro eu gostaria de perguntar para o Mercadante o que ele acha que vai acontecer agora nestas obras da Copa do Mundo, que estão postergando por exemplo a construção de estádios e tudo mais, se vai acontecer a mesma coisa que aconteceu no Rio de Janeiro, que as obras ficaram vinte vezes o valor e ninguém sabe aonde está o dinheiro.

[Aloizio Mercadante - Candidato PT]:Olha, nós tivemos algumas cidades que souberam aproveitar essas oportunidades, como Copa do Mundo, Olimpíadas, de forma espetacular. Barcelona por exemplo se modernizou, se desenvolveu, resolveu o problema do saneamento, fez um trem bala entre Barcelona e Madri, e isso mudou a história da cidade.

Eu acho que esta oportunidade que a gente tem que enxergar. Desde maio do ano passado a Fifa definiu que São Paulo estaria como uma das sedes da Copa, e por sinal para abertura da copa é a das cidades que reúne as melhores condições. Nós temos 42 mil leitos de hotéis aqui, e nós vamos ter em torno de 600 mil turistas que vão vir de fora para assistir os jogos da copa. E somos um estado que tem grande interesse em se projetar internacionalmente com a Copa do Mundo.

No dia 13 de janeiro, o governador do Estado, José Serra, o prefeito da Capital, Kassab, o presidente do São Paulo, os ministros assinaram um termo de compromisso. O Governo Federal colocou 02 bilhões 900 milhões de reais para resolver a infraestrutura, a mobilidade para preparar o Morumbi para ser a sede da copa. Até agora o PSDB não conseguiu encaminhar nada do que se comprometeu. O que está escrito e assinado é que no dia primeiro de janeiro, primeiro de março começariam as obras. Nós

estamos em agosto e você não sabe nem aonde vai ser mais a Copa do Mundo porque eles ficam em cima do muro e não conseguem se decidir. E Tókio já cometeu esse erro no passado, na Copa do Mundo do Japão e da Coréia não houve jogos na cidade de Tókio. A Copa é uma forma de nós investirmos na infraestrutura, e uma das prioridades é investir no metrô.

Se nós formos no ritmo do governo do ex-governador de 2003 a 2006, 500 metros de metrô por ano, não é só que não vai dar para fazer Copa do Mundo, não vai dar mais para se mexer na Cidade de São Paulo. A gente tem que repensar a velocidade do investimento no transporte público, corredor CPTM e Metrô. É difícil fazer 30 quilômetros? É. Mas eu digo para você: com a Copa do Mundo nós podemos fazer, e vamos fazer se nós vencermos estas eleições. Em quatro anos nós faremos 30 quilômetros de metrô e chegaremos a cem quilômetros de Metrô, que ainda é pouco, mas dará um salto em São Paulo.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Obrigado, candidato. Agora o candidato Celso Russomanno vai responder a mais uma pergunta e dessa vez vinda de Danilo Beijo Cerqueira.

[Danilo Beijó Cerqueira - Internauta]: Eu sou o Danilo Beijó Cerqueira, sou comerciante, eu queria perguntar para o Celso Russomanno sobre o Metrô de São Paulo, tendo em vista a cidade do México, que começou a construir o Metrô no mesmo ano de São Paulo, eles têm quase dez vezes mais Metrô do que a gente. O que o senhor pensa a respeito disso, de fazer para melhorar a cidade?

[Celso Russomanno - Candidato PP]: Bom, você vê aí que falta infelizmente vontade de investimento no transporte coletivo de qualidade, se houvesse essa vontade nós teríamos muito mais quilômetros de Metrô. Inclusive atendendo a Região do Grande ABCD, que está com problemas sérios, nós já vimos aí outro internauta falando a respeito, dizendo que ele tem problemas de São Caetano. Imagina quem vem de São Bernardo e vem de Santo André? Então, o que eu vou fazer é trazer o Metrô de, ali do Jabaquara, por Diadema fazendo uma alça chegando a Santo André.

E outra via saindo do Ipiranga e chegando a Santo André de forma tal que você possa por duas vertentes chegar a São Paulo. É dessa forma que eu pretendo trabalhar o Metrô para que as pessoas da Grande São Paulo também tenham a oportunidade de ter um transporte coletivo de qualidade. Isso porque infelizmente ninguém fiscaliza, mas os ônibus de transporte coletivo urbano aqui no Estado de São Paulo, 95% são montados em cima de chassi de caminhão, que foi feito para carregar carga e para carregar gado, e não carregar gente.

Infelizmente, o serviço público o governo não fiscaliza, eu vou fiscalizar, vou melhorar a qualidade de transporte coletivo, assim como vou verificar a quantidade de ônibus para os horários de pico, que não obedecem aos contratos firmados com essas empresas. E aí você ve as pessoas penduradas, imagina você está nos assistindo, se você sair com o carro sem o cinto de segurança, você é multado, as pessoas saem carregadas e penduradas nos ônibus e ninguém faz absolutamente nada! Quer dizer, existem dois tipos de população né, os de poder aquisitivo e os sem poder aquisitivo? É exatamente isso que o Celso Russomanno vai fazer, eu vou melhorar a qualidade do transporte coletivo no Estado de São Paulo.

[Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo - UOL]: Muito obrigado, candidato Celso Russomanno. O debate está chegando a sua reta final, agora haverá o último intervalo de cinco minutos para depois haver o último bloco com perguntas de jornalistas e as considerações finais de cada candidato. Até já.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host