Derrota do PMDB no Rio era 'esperada', diz presidente nacional do partido

Do UOL, em São Paulo

O presidente nacional do PMDB, o senador Romero Jucá (RR), afirmou nesta segunda-feira (3), em entrevista ao UOL, que a derrota do partido no Rio de Janeiro era "esperada".

O partido ficou de fora do segundo turno na disputa pela prefeitura carioca. Pedro Paulo (PMDB), apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes, amargou o terceiro lugar, com 16,12% dos votos.

O segundo turno na cidade será entre o senador Marcelo Crivella (PRB), que teve 27,78% dos votos, e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que ficou com 18,26% dos votos.

Jucá negou que tenha sido uma derrota do partido. "Era uma crise esperada. Nós tivemos um problema de conjuntura. O Estado do Rio perdeu muita receita por causa do petróleo, ficou com uma situação de fragilidade administrativa e isso tem repercussão eleitoral", disse.

Segundo ele, Pedro Paulo enfrentou uma conjuntura que o "puxava muito para baixo". "Pedro Paulo era um excelente candidato, mas a conjuntura era difícil. Eles estavam nadando contra a correnteza", acrescentou.

Jucá comemorou a vitória do PMDB nas eleições municipais e afirmou que o governo federal "vai continuar na campanha".

"O PMDB agiu dentro da expectativa do que estava previsto. Elegemos a maioria dos prefeitos do Brasil. Vamos definir qual será o nosso posicionamento nos outros campos [no segundo turno]", disse.

Nesse domingo, o PMDB elegeu 1.028 prefeitos em todo o país. Ao final das eleições de 2012, o partido tinha conquistado 1.024 prefeituras.

Derrota de Temer e PMDB vitorioso

Segundo o jornalista e blogueiro do UOL, Mário Magalhães, o resultado no Rio de Janeiro representa derrota para o presidente Michel Temer. "Embora Temer não tenha subido em nenhum palanque país afora, o vínculo dele com o candidato Pedro Paulo foi enfatizado pelos concorrentes num desgaste que não poder ser considerado secundário", diz Magalhães.

Na avaliação do blogueiro do UOL Fernando Rodrigues, embora tenha ficado fora do segundo turno na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o PMDB saiu vitorioso das eleições municipais. "Apesar da derrota no Rio, o PMDB é um partido muito forte, com grande capilaridade no país. Quem foi derrotado foi esse grupo que se ocupa circunstancialmente do condomínio do PMDB fluminense", disse Rodrigues.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos