Análise: Apesar de derrota no Rio, PMDB sai vitorioso das eleições

Do UOL, em São Paulo

Embora tenha ficado fora do segundo turno na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o PMDB saiu vitorioso das eleições municipais, na avaliação do blogueiro do UOL Fernando Rodrigues. 

"Apesar da derrota no Rio, o PMDB é um partido muito forte, com grande capilaridade no país. Quem foi derrotado foi esse grupo que se ocupa circunstancialmente do condomínio do PMDB fluminense", diz Rodrigues.

No Rio, o segundo turno será entre o senador Marcelo Crivella (PRB), que teve 27,78% dos votos, e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que ficou com 18,26% dos votos. Pedro Paulo (PMDB), apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes, ficou em terceiro lugar, com 16,12% dos votos.

"Com mais de mil cidades conquistadas, o PMDB é o partido que terá o maior número de cabos eleitorais pagos nas eleições seguintes, para governador, senador, deputado e presidente da República", afirma Rodrigues.

Segundo ele, as eleições deste ano mostraram que "o PMDB continua sendo um partido municipal". "[O PMDB] é aquela confederação de partidos, um grupo de vários partidos, mas muito eficaz porque consegue se manter no poder".

PMDB tem dificuldade diante da reprovação ao governo Temer

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos