PT precisa reconhecer que houve erros e voltar às origens, diz Suplicy

Do UOL, em São Paulo

O resultado do PT no primeiro turno das eleições municipais no Brasil mostrou que o partido precisa reconhecer que houve erros, é preciso aprender com eles e superá-los. É a opinião do vereador eleito mais votado de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), entrevistado nesta segunda-feira (3) pós eleições do primeiro turno pelo blogueiro Josias de Souza e à jornalista Gabriela Fujita, nos estúdios do UOL, em São Paulo (SP).

O Partido dos Trabalhadores, que governou o país por 13 anos seguidos, sofreu a pior derrota entre todas as legendas nessas eleições. Agora apenas 256 petistas foram eleitos, além dos sete que disputarão o segundo turno. Mesmo no melhor cenário, com todos eles vencendo, a queda em relação a 2012 será de 59%, a maior de todas as legendas.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil, João Doria (PSDB) recebeu cerca de 3,1 milhões de votos (53,29%) e venceu no primeiro turno, algo que nunca havia acontecido na maior capital da América do Sul, desde a redemocratização; o atual prefeito, Fernando Haddad (PT) teve cerca de 967 mil (16,7%).

Como fica o PT após as eleições municipais de 2016

Suplicy afirmou que "assim como em todas as grandes organizações, algumas pessoas cometem erros" e que compete "a nós do PT prevenir, corrigir esses erros e fazer esse esforço para voltar às origens" do partido, sem entrar em detalhes sobre quais seriam esses erros.

Suplicy afirmou que além desse reconhecimento ser importante, é preciso que ele venha acompanhado da garantia de que quem os cometeu tenha amplo direito de defesa. "[o resultado das eleições revela também que] a pressão sobre o PT tem sido muito maior do que em relação aos demais partidos. A operação Lava Jato avançou com grande celeridade, nas três semanas antes das eleições, muito maior sobre o PT, o que teve grande impacto na mídia", disse.

Citando a sua gestão à frente da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania na gestão Haddad, Suplicy afirmou que acompanhou de perto o esforço do prefeito Fernando Haddad (PT) em prevenir e punir atos de corrupção no município. "Haddad conseguiu reaver R$ 600 milhões para os cofres públicos, criou a Controladoria Geral do Município, dando exemplo dos valores extraordinários que são a base do Partido dos Trabalhadores", exemplifica.

Suplicy afirma acreditar ainda que o PT pode recuperar os espaços que vem perdendo em todo o país, um dos principais reflexos das eleições deste ano. "Podemos fortalecer o Partido dos Trabalhadores", disse.

Desafios da oposição na Câmara municipal

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem levantado como bandeira a privatização de alguns espaços públicos como o Pacaembu, Anhembi e Interlagos. Para Suplicy, é preciso que isso seja discutido com o Legislativo municipal. "Se Doria quiser colocar isso em prática, precisa fazer um grande debate na Câmara para avaliar as vantagens e desvantagens dessa medida. [Na Câmara] eu terei sempre uma atitude de respeito e construção com a gestão dele", afirma.

Suplicy espera que antes de terminar com programas sociais criados pela gestão Haddad, como o Transcidadania e o De Braços Abertos, Doria procure conhece-los melhor.

Haddad conseguiu que suas realizações fossem mais conhecidas no final da campanha. Se tivesse havido um esforço maior no início, acredito que o resultado da eleição poderia ter sido diferente"

O vereador eleito disse ainda acreditar que a expressiva votação de Doria, principalmente nas periferias, algumas delas redutos históricos do PT na capital paulista, pode ser explicada pelo discurso não político do prefeito eleito. "Quando ele disse que não era político, estava ingressando na vida política. Agora já é claro que ele é um político, que se transformou em um político", disse.

Recado das urnas: blogueiros do UOL analisam o 1º turno

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos