03/10/2010 - 11h58

Com greve, urnas atrasam e brasileiros votam manualmente em Paris, diz presidente do TSE

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Em entrevista coletiva concedida no final da manhã deste domingo (3), Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a greve em Paris atrapalhou parte da votação dos cerca de 4.000 brasileiros registrados na capital francesa.

Ontem, os franceses foram convocados para o sexto dia de manifestações - o primeiro em um fim de semana - contra o projeto governamental que atrasa a idade mínima de aposentadoria em dois anos, até 62 - uma greve geral está programada para o dia 12. Os protestos mobilizam várias categorias.

"Tivemos problemas em Paris, em razão da greve. Não permitiu que as urnas chegassem a tempo", disse Lewandowski, sem citar o número de urnas atrasadas nem a quantidade de eleitores afetados. Segundo ele, os brasileiros poderão usar a votação manual para contornar o entrave. Pelos dados do TSE, cerca de 4 mil pessoas estão cadastradas para votar em Paris. "Em mais algumas horas, eles (os brasileiros na França) já terão cumprido seu dever cívico", disse.

Pelo mundo
Nos demais países, a votação para brasileiros segue sem anormalidades, segundo o presidente do TSE. "Os brasileiros já votaram." Segundo informações oficiais, em 13 países o processo eleitoral brasileiro para a escolha do presidente da República já foi encerrado.

São eles: Austrália, China, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Tailândia, Taiwan, Timor Leste.

De acordo com os dados do TSE, mais de 200 mil eleitores brasileiros residentes no exterior devem votar para escolher o novo presidente da República. Há eleitores brasileiros domiciliados nos cinco continentes, mas os três maiores eleitorados dos 154 municípios no exterior são Nova York (EUA) com 21.076; Lisboa (Portugal) com 12.360; e Boston (EUA) com 12.330 eleitores.

Os Estados Unidos da América é o país com maior número de eleitores no exterior. São mais de 66 mil eleitores residentes em dez cidades daquele país.

* Com informações da EFE

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host