UOL Eleições 2008 Fortaleza

 

Os textos são de autoria dos próprios candidatos ou de suas assessorias.

Moroni Torgan

Moroni Torgan (DEM)

A saúde pública é apontada pela população como o principal problema de Fortaleza. Atualmente, 60% da população (1,5 milhão de pessoas) necessita do SUS de maneira efetiva. Apesar de dispor de um generoso orçamento anual, estimado em R$ 850 milhões, os Postos de Saúde não funcionam adequadamente. Os hospitais Gonzaguinhas e Frotinhas estão em péssimas condições, as equipes médicas estão desmotivadas e o sistema está congestionado por falta de gestão, de resolutividade, de leitos, de UTIs e de medicamentos.

O maior desafio da gestão Moroni e Alexandre é revitalizar a gestão do sistema de saúde de Fortaleza. E nós vamos fazer da seguinte forma:

1º) Adequar o orçamento e colocar para funcionar os 84 postos de saúde do município;

2º) Preparar 15 desses postos para atendimento 24 horas;

3º) Construir seis clínicas comunitárias, próximas aos terminais de ônibus, para reduzir o congestionamento do sistema;

4º) Modernizar o IJF, para que volte a ser um centro de excelência no atendimento das urgências e emergências;

5º) Aumentar o número de UTIs dos hospitais do município e dos hospitais conveniados pelo SUS.

Paralelamente, vamos criar a central de marcação de consultas, por telefone e internet, para reduzir as filas; contratar 500 novos agentes de saúde e criar condições para que 200 equipes do PSF possa fazer o atendimento médico em domicílio.

Vamos ainda criar a central de remédios, para atender toda a população carente de Fortaleza e buscar a ampliação da rede de farmácias populares, para disponibilizar remédios a custo acessível à população.

E vamos conceder o Bolsa Saúde, para que pessoas idosas, deficientes, acamados ou portadoras de doenças crônicas, e sem recursos, possam adquirir seus remédios e recebê-los em casa, através de um serviço de entrega.

Hospedagem: UOL Host