Após criticar Kassab, Russomanno diz que gostaria que houvesse uma igreja por quarteirão em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

Terceiro entrevistado na série de sabatinas Folha/UOL, o candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB) disse nesta quarta-feira (22) que gostaria de ver "uma igreja em cada quarteirão" da cidade.

"Vou preservar todas as igrejas, regularizando a situação delas, e gostaria que em cada quarteirão houvesse uma igreja pregando o amor ao próximo", afirmou. Para o candidato, a religião é capaz de evitar que as pessoas cometam crimes.

No início desta semana, Russomanno criticou o prefeito Gilberto Kassab (PSD) quanto à regularização de igrejas, afirmando que Kassab fez uso político das concessões liberadas aos templos religiosos. O prefeito tem articulado apoio de igrejas evangélicas para o candidato do PSDB à prefeitura, José Serra.

  • 3811
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2012/enquetes/2012/08/22/russomanno-diz-que-igreja-pode-evitar-que-pessoas-cometam-crimes-o-que-voce-acha.js

Pesquisa Datafolha divulgada ontem (21) aponta Russomanno liderando a disputa em São Paulo com 31% das intenções de voto, tecnicamente empatado com José Serra, que aparece com 27%.

Entre o eleitorado evangélico, porém, a vantagem de Russomanno é ainda maior: dos que frequentam igrejas evangélicas pentecostais, 38% afirmam que vão votar em Russomanno, contra 25% em José Serra, o segundo colocado entre esse público.

A liderança também ocorre entre os eleitores de igrejas evangélicas não pentecostais: 34% para Russomanno e 31% para Serra.

Para Russomanno, a religião é capaz de transformar as pessoas. "As pessoas não matam ou roubam porque a lei proíbe, mas porque têm uma linha religiosa. Existe igreja porque a população é temente a Deus, porque a população acredita", disse o candidato.

Russomanno também negou que a Igreja Universal do Reino de Deus controle o seu partido. "De todos os membros do PRB, 80% são de todas as religiões, inclusive a católica, 20% são evangélicos e 6% são da Igreja Universal", disse, lembrando ainda que um dos fundadores do partido, o ex-vice-presidente José Alencar --que morreu em 2011--, era católico.

Polarização PT-PSDB

Russomanno também disse que não existe polarização entre PT e PSDB na disputa eleitoral em São Paulo. "Essa polarização que todo mundo coloca não existe nesta eleição", declarou.

Russomanno diz que igreja pode evitar que pessoas cometam crimes. O que você acha? Discordo da frase Concordo com a frase Não tenho opinião Russomanno diz que igreja pode evitar que pessoas cometam crimes.

Sobre os críticos que afirmam que sua campanha irá "desidratar" com o tempo, principalmente com o início da propaganda eleitoral na TV, o candidato minimizou o fato de ter pouco tempo no horário político e afirmou que "tudo depende de como se usa o tempo de televisão".

“Acho que os eleitores de São Paulo estão adultos, conscientes do que a cidade precisa. Estão ouvindo as propostas de todos os candidatos." Russomano tem 2min12s de tempo de TV, enquanto José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) têm 7min39s cada um.

Ligação com Maluf

Durante a sabatina, Russomanno afirmou que o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) não é seu padrinho político. "Ele não é meu padrinho, nunca foi e nunca será", disse.

A afirmação foi feita após a colunista da "Folha de S.Paulo" Barbara Gancia, uma das entrevistadoras, dizer que Russomanno "aprendeu com seu padrinho Maluf a não responder às perguntas" frente à falta de objetividade do candidato diante dos questionamentos.

Carlinhos Cachoeira

Questionado sobre se tinha alguma relação com o contraventor Carlinhos Cachoeira, que é alvo de em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em Brasília, Russomanno disse que desistiria de sua candidatura se seu nome aparecesse em alguma gravação da Polícia Federal.

O candidato declarou que está processando o jornal "Correio Brasiliense" que o ligou a Cachoeira. "O jornalista vai responder criminalmente por um documento que não existe. Abri meu sigilo bancário e telefônico desde os 18 anos de idade. Não tenho nada para esconder. Quero que me provem qualquer ligação minha com esse relatório ou com o Cachoeira", afirmou.

Candidato lidera pesquisa

Além do empate técnico entre Russomanno e Serra, a última pesquisa Datafolha aponta quatro candidatos empatados tecnicamente na terceira posição. Fernando Haddad (PT) aparece com 8% das intenções de voto, Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%, Soninha Francine (PPS), 5%, e Paulinho da Força (PDT), 4%.

Quem é Russomanno?

Eleito deputado federal por quatro vezes, Celso Russomanno tem 56 anos e nasceu em São Paulo. Se formou em direito em 1984, e ficou conhecido por atuar em programas de televisão em que aparece como defensor dos direitos dos consumidores.

Foi candidato ao governo do Estado de São Paulo em 2010 e, no ano seguinte, saiu do PP após divergências com o deputado federal Paulo Maluf. Filiou-se, então, ao PRB para disputar a Prefeitura de São Paulo.

Sabatinas Folha/UOL

Russomanno é o terceiro entrevistado na série de sabatinas com os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. Soninha (PPS) foi a segunda a participar e Gabriel Chalita (PMDB),  o primeiro.

As sabatinas com Serra e Haddad estão programadas para o início de setembro, mas ainda não foram confirmadas.

Os eventos são divididos em três blocos e têm duração prevista de uma hora e meia, no Teatro Cultura Artística Itaim (av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.830, Itaim Bibi, zona oeste), e são transmitidos ao vivo pelo UOL.

Nesta última sabatina o candidato Russomanno foi entrevistado por Vera Magalhães, editora do "Painel", por Ricardo Balthazar, editor de "Poder", pela colunista Barbara Gancia --todos da Folha--, e por Mauricio Stycer, repórter especial do UOL.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo


 

UOL Cursos Online

Todos os cursos