Datafolha: Russomanno tem 31%; Serra, 27% em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta empate técnico entre os candidatos do PRB, Celso Russomanno, e José Serra, do PSDB. Mas, pela primeira vez, Russomanno aparece numericamente à frente de Serra. O candidato do PRB obteve 31% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 27% do tucano.

Celso Russomanno cresceu cinco pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada no dia 21 de julho, quando tinha 26% da preferência do eleitorado. Serra tinha 30% e caiu três pontos.

Quatro candidatos aparecem empatados tecnicamente na terceira posição. Fernando Haddad (PT) aparece com 8% das intenções de voto, Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%, Soninha Francine (PPS), 5%, e Paulinho da Força (PDT), 4%.

Ana Luiza (PSTU) foi citada por 1% dos entrevistados. Carlos Giannazi (PSOL), Levy Fidélix (PRTB), Miguel Manso (PPL), Eymael (PSDC) e Anaí Caproni (PCO) não chegaram a 1% das intenções de voto. Os brancos e nulos chegam a 10% e os indecisos, 6%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-00362/2012. O Datafolha ouviu mil eleitores no dia 20 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foi o último levantamento antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Pesquisa anterior

A pesquisa anterior feita pelo Datafolha, em 21 de julho, apontava Serra com 30% e Russomanno, 26%. Haddad e Soninha apareciam na sequência com 7%. Chalita vinha em seguida com 6% das intenções de voto.

Paulinho da Força tinha 5%, e Giannazi e Ana Luiza, 1%. Anai Caproni não pontuou. Nulos e brancos somaram 11%, e 6% não opinaram.

A pesquisa Datafolha do dia 21 de julho foi registrada no TSE com o número SP-00110/2012 e tem três pontos percentuais de margem de erro. O levantamento ouviu 1075 eleitores entre os dias 19 e 20 daquele mês.

Ibope

Na pesquisa Ibope divulgada em 16 de agosto, Serra e Russomanno estavam empatados na liderança da corrida com 26% das intenções de voto. O instituto ainda simulou uma disputa entre os dois no segundo turno. Russomanno venceria o tucano (42% a 35%).

Haddad aparecia em terceiro lugar com 9%. Soninha, Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) registraram 5% das intenções de voto.

Giannazi e Ana Luiza  tinham 1%, Eymael, Levy Fidélix e Manso não pontuaram. Brancos e nulos somam 12%. Segundo o Ibope, 10% dos eleitores ainda estão indecisos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de São Paulo" e foi registrada no TSE com o número SP-00311/2012. O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 13 e 15 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos