Soninha defende pedágio urbano a R$ 3 em São Paulo e venda de maconha como cerveja

Do UOL, em São Paulo

A candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, disse nesta quarta-feira (15) durante sabatina Folha/UOL que defende a implementação do pedágio urbano a R$ 3 --mesmo valor da tarifa de ônibus-- e a venda legal da maconha em comércio regularizado, como bares.

Ela também criticou a gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e afirmou que sua candidatura não tem o objetivo de ajudar José Serrá, candidato do PSDB. "Eu fico louca da vida com essa insistência."

Sobre o pedágio urbano, Soninha afirmou que existe um estudo do arquiteto e urbanista Candido Malta com relação à cobrança. “Ele defende [que seja] no centro expandido, onde hoje vigora o rodízio, ele tem o cálculo completo. Não assino embaixo dessa proposta, faria um perímetro menor”, afirmou a candidata.

Para ela , a desvantagem de haver um pedágio urbano é a cobrança, já as vantagens são não proibir o trânsito em nenhum horário e arrecadar verba para melhorias do transporte público. Ela disse que, se eleita, fará um plebiscito na cidade para que a população decida pela adoção ou não da medida.

  • 3775
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2012/enquetes/2012/08/15/qual-a-sua-opiniao-sobre-as-declaracoes-feitas-por-soninha-sobre-maconha-e-pedagio-urbano.js

“Vocês preferem um rodízio ampliado ou pedágio urbano? Se optarem por nenhum das alternativas, vou dificultar cada vez mais o acesso dos carros [à região central], diminuir vagas para carros particulares e fazer garagens gratuitas em estações de metrô fora do centro”, afirmou.

Soninha disse que a cobrança não é uma forma de penalizar o motorista. “Ele pode ter carro, mas ele tem que arcar com os custos que a cidade toda paga. O automóvel ocupa 80% do espaço viário e não é justo.”

Maconha vendida como cerveja

Durante o evento, Soninha defendeu a legalização da maconha e a venda da droga da mesma forma como as bebidas alcoólicas são negociadas. "Seria vender como cerveja. [Em bar], por exemplo. Os bandidos têm o monopólio do comércio. Eles é que fazem o modelo de concorrência. Eles é que recrutam a mão de obra, inclusive molecada de 13 anos. Eles matam adolescente na frente da mãe aqui na Brasilândia [zona norte]. Se esse comércio fosse praticado por pessoas decentes, que pagam impostos, eu acredito mesmo que seria um bem para a sociedade", disse Soninha.

"Prefiro que o monopólio desse comércio não seja do PCC [Primeiro Comando da Capital, facção criminosa]", disse a candidata.

Soninha, que em 2001 admitiu publicamente fumar maconha em uma entrevista à revista Época, disse que hoje não consome mais a droga. “Por causa da minha religião, o budismo”. Questionada, Soninha disse que não se arrepende da declaração, que na época custou seu emprego de apresentadora de um programa voltado para o público jovem na TV Cultura.

Falta empenho a Kassab

Soninha também declarou que “é possível” comprar um vereador na Câmara de São Paulo em troca de apoio e disse que “falta empenho, faca no dente e sangue no zóio [sic] do Kassab”.

Sem revelar nomes, ela afirmou que conhece um caso concreto. “Eu soube, e não foi a pior das hipóteses, com apoio em troca de dinheiro, mas em troca de 120 cargos. Não posso dar nomes”, disse. De acordo com a candidata, “nenhum projeto passa na câmara, na assembleia, sem um acordo prévio”.

“Tudo é acordo, cada projeto de vereador que foi aprovado foi acordado antes no colégio de líderes. Na melhor das hipóteses é um acordo republicano, em que a cidade ganha. Agora um apoio não republicano é quando o projeto é uma porcaria, com acordo feito em troca de dinheiro”, disse.

Apoio a Serra

Sobre Serra, Soninha voltou a dizer que apoiará o tucano em eventual segundo turno caso ela não esteja nele. "Eu respondo essas coisas e me dou mal", disse a candidata do PPS, que é ex-vereadora e fez parte da equipe de campanha de Serra em 2010, quando o ele disputou a Presidência.

Soninha afirmou que sua candidatura é para valer e que o PPS tem a plena convicção de seu projeto. "Vou me eleger prefeita", disse Soninha. Caso não consiga dessa vez, disse ela, vai "morrer tentando".

Candidata é a 3ª nas pesquisas

De acordo com a última pesquisa Ibope/Globo, divulgada no dia 3 de agosto, Soninha ocupa o quarto lugar nas intenções de voto (7%) e está tecnicamente empatada com os candidatos Fernando Haddad (6%), do PT, Gabriel Chalita (5%), do PMDB, e Paulinho da Força (5%), do PDT. A liderança está com o candidato José Serra (PSDB), que tem 26% das intenções de voto, seguido por Celso Russomanno (PRB), com 25%.

Já a última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 21 de julho, aponta Soninha empatada no terceiro lugar com Haddad, com 7% das intenções de voto.

Quem é Soninha?

Soninha Francine tem 44 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Formada em cinema pela USP, trabalhou no canal de televisão MTV de 1990 a 2000, ano em que foi para a TV Cultura, onde apresentou um programa voltado para o público jovem até 2001. Foi demitida da emissora depois de uma entrevista à revista Época em que admitia fumar maconha.

Em 2004, foi eleita vereadora de São Paulo pelo PT, com quase 51 mil votos. Em 2008, já pelo PPS, seu atual partido, Soninha concorreu à Prefeitura de São Paulo e foi a quinta candidata mais votada, com quase 267 mil votos. Também foi subprefeita da Lapa, cargo que assumiu em 2009, nomeada pelo prefeito Gilberto Kassab.

Sabatinas Folha/UOL

Soninha foi a segunda entrevistada na série de sabatinas com os candidatos a prefeito da cidade de São Paulo. Na terça-feira (14), Gabriel Chalita (PMDB) foi o primeiro. No dia 22 de agosto, o sabatinado será Celso Russomanno (PRB). As sabatinas com Serra e Fernando Haddad (PT) estão programadas para o início de setembro, mas ainda não foram confirmadas.

Os eventos são divididos em três blocos e têm duração prevista de uma hora e meia, no Teatro Cultura Artística Itaim (av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1.830, Itaim Bibi, zona oeste), e são transmitidos ao vivo pelo UOL. Os candidatos são entrevistados por Denise Chiarato, editora de "Cotidiano", Mario Cesar Carvalho, repórter especial do jornal, Barbara Gancia, colunista da Folha, e Maurício Stycer, repórter especial do UOL.

Os interessados podem sugerir perguntas pela internet na página do UOL Notícias no Facebook ou pelo Twitter, com a hashtag #SabatinaFolhaUOL.

UOL Cursos Online

Todos os cursos