Na TV, candidatos a vereador em São Paulo usam Corinthians e fama

Do UOL, em São Paulo

No primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV, candidatos a vereador de São Paulo dividiram seu espaço com os candidatos a prefeito, que já têm um horário reservado para exibir suas propostas.

Cinco dos 12 candidatos apareceram na propaganda: Soninha (PPS), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Paulinho da Força (PDT) e Carlos Giannazi (PSOL) pediram votos aos vereadores. Já os candidatos da coligação de Celso Russomanno (PRB) foram os que mais tiveram a imagem do apresentador de fundo enquanto apresentavam suas propostas.

O PT optou por mostrar reportagens que relatavam os problemas da cidade, e o PSDB teve apenas o nome de Serra no canto superior da tela. Em seu espaço, o PMDB mostrava apenas uma faixa com o nome do candidato Gabriel Chalita de fundo.

Para se destacar entre os candidatos, os vereadores usaram o Corinthians, nomes de igrejas evangélicas e a fama para conquistar o voto do eleitor. Entre os que usaram o Corinthians, está o ex-jogador do clube Marcelinho Carioca, com o slogan "É Timão rumo a Tóquio e Marcelinho na Câmara". Já a candidata que se apresenta como Vovó da Fiel afirma que vai defender a nação: "Ganhamos a Libertadores e vamos ganhar na Câmara".

Já os candidatos conhecidos do público, como o ex-BBB Serginho, usaram em seus slogans ideias ou bordões que os lembram. Serginho (PSD) se apresenta como "fiz a louca no BBB e vou fazer a louca na Câmara". No reality show da Globo, ele usava bastante a expressão "a louca".

Chico Lang, candidato pelo PTB e comentarista de futebol da TV Gazeta, usa o slogan: "Não seja zé mané, coloque um cara de atitude na Câmara". E também afirmou ser corintiano.

Já o humorista Marquito, do "Programa do Ratinho" do SBT, diz: "Esquisito por esquisito, vote no Marquito". Na TV, ele aparece com um capacete e cheio de faixas no braço, imitando machucados.

Marina Silva

A ex-senadora Marina Silva, que já havia dito que não apoiaria candidatos a prefeito nas eleições, apareceu na propaganda eleitoral apoiando o candidato a vereador Ricardo Young, do PPS.

Marina foi candidata à presidência em 2010 e ficou em terceiro lugar na eleição, atrás de Dilma (PT) e Serra (PSDB).

Lula e Dilma

Assim como na propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vereadores também colaram seus nomes às figuras da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A coligação liderada pelo PT e que une em São Paulo PP, PSB e PC do B começa sua propaganda com a frase: "Conheça os candidatos a vereador de Lula e Dilma".

A propanganda eleitoral começou nesta terça-feira em todo o Brasil e deve ser exibida duas vezes ao dia na TV e no rádio até o dia 4 de outubro, durante o primeiro turno.

UOL Cursos Online

Todos os cursos