Na TV, Lula compara Haddad a Dilma, e Chalita se apresenta como amigo da presidente

Do UOL, em São Paulo

A propaganda eleitoral gratuita começou nesta terça-feira (21) no rádio e na TV, e os candidatos de partidos que compõem a base do governo Dilma Rousseff aproveitaram para pegar carona na alta popularidade da presidente.

Dilma, porém, já sinalizou que só entrará na campanha eleitoral no segundo turno, justamente para evitar conflitos onde há mais de um candidato da base aliada.

Uma inserção na TV da campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparando a situação do petista, ainda pouco conhecido, à de Dilma nas eleições presidenciais de 2010.

“Dois anos atrás eu pedi ao povo brasileiro para votar na Dilma. Pouca gente conhecia ela, mas confiou em mim. Hoje, mais que nunca, o Brasil sabe que votou na pessoa certa”, diz Lula.

Gabiel Chalita, candidato do PMDB ao comando da capital paulista, também tira proveito da proximidade do partido com o governo Dilma. Em uma inserção na TV, Chalita --que é uma aposta do vice-presidente Michel Temer para São Paulo-- se apresenta como amigo de Dilma.

"Trabalhei com Alckmin cinco anos e tenho com ele uma relação de respeito e amizade. Sou amigo da presidenta Dilma e deputado do PMDB, partido que faz parte do governo federal", diz o candidato. Ao final da inserção, o slogan diz que Chalita “é o cara para unir São Paulo”.

 

Em outra inserção, porém, o candidato Chalita destaca seu currículo como secretário da Educação durante o governo Alckmin e, em uma crítica velada aos problemas que Dilma enfrenta com a paralisação em diversas universidades federais pelo país, um narrador diz que Chalita "nunca enfrentou uma guerra de professores".

A inserção é uma espécie de propaganda-surpresa inserida no mesmo espaço que demais campanhas publicitárias. Por ser capaz de atingir o eleitor que foge da propaganda eleitoral, a inserção é considerada a principal arma do marketing político.

A lei prevê inserções diárias de até 60 segundos espalhadas pela programação das emissoras (totalizando 30 minutos por dia), destinadas exclusivamente às campanhas dos candidatos a prefeito, inclusive aos domingos –dia em que não há horário político.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira, o candidato de Lula aparece em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Gabriel Chalita (6%), Soninha Francine (5%), do PPS, e Paulinho da Força (4%), do PDT.

Quem aparece na liderança é o candidato Celso Russomanno (PRB), com 31% das intenções de voto, tecnicamente empatado com José Serra (PSDB), que tem 27%.

Na TV, o horário político será veiculado de segunda a sábado, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h; no rádio, vai ao ar de segunda a sábado, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30.

As propagandas para prefeito sairão às segundas, quartas e sextas, ficando as terças, as quintas e os sábados para os candidatos a vereador, tanto no rádio quanto na TV.

Russomanno explora liderança

A inserção veiculada pela campanha do candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, explora as pesquisas eleitorais mais recentes, que mostram o candidato tecnicamente empatado na liderança com José Serra.

O programa, gravado antes da divulgação da pesquisa Datafolha, utiliza a última pesquisa Ibope, que aponta tanto Serra quanto Russomanno com 26% das intenções de voto.

Serra promete mais para os CEUs

José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, prometeu levar ensino técnico para os CEUs (Centros Educacionais Unificados). "Nós fizemos 24 novos CEUs e melhoramos os que existiam. Agora, vamos levar ensino técnico para todos os 45 CEUs. É uma escola que vira emprego", diz o tucano.

Em outra inserção, a campanha usa marionetes e um jingle baseado no sucesso popular "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", da dupla João Lucas e Marcelo. No vídeo, bonecos de pano seguram placas com o nome e o número do candidato. No refrão, todos cantam "Eu quero Serra/Eu quero já/Eu quero Serra já", no mesmo ritmo do refrão da música da dupla sertaneja.

Soninha anda de bicicleta

A candidata do PPS a prefeita de São Paulo, Soninha Francine, aparece na inserção veiculada na TV aberta andando de bicicleta pelo centro da cidade e declarando seu amor à capital. "Eu amo São Paulo. É por isso que os defeitos dela me irritam tanto", diz a candidata.

UOL Cursos Online

Todos os cursos