Lula ataca Serra em lançamento de candidatura de Haddad

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste sábado (2) o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, no lançamento da candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad pelo PT à Prefeitura de São Paulo, no Expo Center Norte, na Vila Guilherme (zona norte).

Sem citar Serra, Lula disse que não entendia a candidatura do tucano, pois Serra está "desgastado". "Não sei porque ele quis ser candidato", afirmou. Ainda sem citá-lo, Lula afirmou que Serra usou São Paulo como "trampolim" para sua candidatura ao governo do Estado, em 2006. "Quando foi candidato a presidente [em 2010] tomou uma 'tunga' da companheira Dilma [Rousseff]", disse.

Luiz Inácio Lula da Silva chama José Serra de "candidato desgastado"

O lançamento da candidatura de Haddad teve a presença do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e de quatro ministros. A senadora Marta Suplicy, preterida por Lula na escolha por Haddad, não apareceu.

Na última pesquisa de intenção de voto em São Paulo, do Ibope/Rede Globo, divulgada no dia 9 de maio, Haddad tinha a preferência de 3% do eleitorado. No entanto, Lula disse acreditar na vitória. "Quando você [Haddad] for conhecido vai chegar aos 35% que temos historicamente em São Paulo. Aí, o seu desafio será falar com quem não vota no PT", afirmou.

Antes, Lula criticou a imprensa, ao lembrar da ex-ministra Erenice Guerra (Casa Civil). "Ela [Erenice] foi execrada, depois  inocentada e a imprensa não teve a coragem de pedir desculpas", afirmou.

Depois de falar por pelo menos 20min, Lula reclamou de dores na garganta e terminou seu discurso. Ele passou por um tratamento contra o câncer na laringe até janeiro deste ano.

Mercadante elogia Haddad

Em sua fala, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, listou os feitos de Haddad como ex-titular da pasta que ocupa hoje. "Foram 250 mil novas vagas nas universidades", afirmou Mercadante, que discursou em nome dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Alexandre Padilha (Saúde) e Miriam Belchior (Planejamento).

Mercadante admitiu que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve falhas, mas democratizou a educação superior no país. "Houve falhas, mas estamos melhorando", afirmou.

Sem alianças e nem um vice definido, o partido mostrou o material de campanha de Haddad --que apresenta o petista como "o novo".

Haddad, em seu discurso, agradeceu Lula a quem chamou de "grande líder". "Lula trouxe esperança e progresso para dentro da casa do brasileiro e do paulistano", disse.

Em crítica indireta também a Serra, Haddad afirmou que não é "alpinista político". "Não sou profissional de eleições", disse.

Haddad critica gestões de Serra e Kassab

O petista criticou também o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). "São Paulo cansou de prefeitos de meio expediente", afirmou. Kassab apoiará Serra, mas antes de fechar a aliança flertou com o PT de Haddad e Lula.

 

"A capital paulista sente os efeitos de gestões incompetentes", afirmou.

Haddad fez questão de elogiar Marta Suplicy, mesmo ela não estando presente. "Marta reergueu essa cidade e inaugurou uma nova forma de governar", disse.

Aparições

Neste sábado (2), foi a quarta vez que Lula apareceu em público com Haddad neste ano na capital paulista.

Se for considerada a inauguração de um CEU (Centro de Educação Unificado) em São Bernardo do Campo em abril, foi a quinta vez. Na noite da última quinta-feira (31), Lula esteve no "Programa do Ratinho", no SBT, acompanhado por Haddad, e fez abertamente propaganda para o pré-candidato petista.

UOL Cursos Online

Todos os cursos