No Twitter, pré-candidatos criticam entrevista de Lula no Ratinho e pedem campanha limpa

Maria Denise Galvani*

Do UOL, em São Paulo

A entrevista do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ao "Programa do Ratinho" na noite de ontem (31), que acabou com a participação do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad, foi comentada por outros pré-candidatos da disputa paulista em seus perfis no Twitter.

O pré-candidato pelo PMDB, Gabriel Chalita, respondeu a seguidores que não tinha visto a entrevista. Limitou-se a comentar: "Precisamos ter uma campanha limpa, correta. Vou ver o programa".

"Entendo que por tempo de TV na pré Lula esteja ajudando a torná-lo conhecido. Se houve propaganda antecipada, o TRE deve tomar as medidas cabíveis", escreveu Netinho de Paula, pré-candidato pelo PC do B.

O perfil oficial do PPS de São Paulo postou críticas ao SBT durante a veiculação do programa.

 

A pré-candidata do PPS, Soninha Francine, respondeu na sexta (1) de manhã a um internauta que comentava a entrevista da noite anterior.

 

O pré-candidato do PSDB, José Serra, que é muito atuante no Twitter, não postou nada sobre o assunto na rede. Celso Russomano (PRP) também não postou sobre o assunto.

PSDB estuda medidas jurídicas

O advogado do PSDB Ricardo Penteado informou que já foi "consultado para estudar as medidas cabíveis contra o programa". Segundo ele, que ainda está analisando o vídeo, cabe uma representação na Justiça Eleitoral contra o programa e os entrevistados.

A participação do presidente Lula e do pré-candidato do PT Fernando Haddad em uma transmissão de televisão, como o "Programa do Ratinho", pode ser considerada propaganda eleitoral antecipada por promover um vínculo direto entre Haddad, Lula e a disputa eleitoral em curso.

Segundo a legislação, a propaganda eleitoral só está autorizada a partir de 6 de julho, quando partidos, candidatos e coligações estão autorizados a fazer propaganda na internet, desde que não seja paga, e utilizar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.

"Ação desequilibrada"

Em entrevista à Rádio Estadão-ESPN, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, chamou de antidemocrática e arrogante a declaração de Lula de que ele poderia ser candidato em 2014 para "não permitir que um tucano governe o Brasil".

"Foi uma ação desequilibrada de um homem público que só tem feito bobagem", disse Guerra.

Lula exalta Haddad no Ratinho

 

 cacique do PSDB também lembrou a denúncia do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes à revista "Veja", de que Lula teria sugerido ajudá-lo na CPMI do Cachoeira em troca do adiamento do julgamento do chamado "mensalão". "O presidente Lula tem feito o que é do seu alcance -- o que é legal, o que é ilegal, tem até procurado ministros do Supremo – para limpar a barra dos seus companheiros, todos criminosos", afirmou Guerra .

Outros políticos também comentaram a entrevista de Lula no Twitter, como a ex-senadora Heloísa Helena.

O senador Álvaro Dias (PSDB-AM) também respondeu a diversos internautas que comentavam a entrevista. "Sou favorável a entrevistas com candidatos, mas todos devem ter o mesmo espaço", postou ele.

 

Colaborou Raquel Camargo

UOL Cursos Online

Todos os cursos