03/10/2010 - 11h01

Em Curitiba, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) votaram cedo neste domingo

Ana Carolina Bendlin
Especial para o UOL Eleições
Em Curitiba

Os dois principais candidatos ao governo do Paraná, Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB), votaram nas primeiras horas da manhã deste de domingo, 3 de outubro. Ambos compareceram a seus respectivos colégios eleitorais pouco antes das 10 horas. O pedetista registrou sua escolha para o pleito no Colégio Rodrigues Alves, no bairro Morangueira, em Maringá, no interior do estado, onde estudou quando morou na cidade. Já o tucano votou na Escola Estadual Amâncio Moro, no bairro Jardim Social, em Curitiba.

Dias, que aparentava estar tranquilo em relação ao resultado das urnas, disse aos jornalistas que acredita na vitória nessas eleições já no primeiro turno. Acompanhado pelo deputado estadual Ênio Verri, presidente do PT do Paraná, o candidato viajaria em seguida a Londrina, também no interior do estado, para acompanhar o voto de seu irmão, o senador Alvaro Dias − apesar de ser filiado ao PSDB, o senador já anunciou que votará no irmão e não no companheiro de partido, Beto Richa, com quem tem desavenças políticas. Antes de votar, Osmar Dias acompanhou a missa na Catedral Basílica de Maringá.

Em entrevista à rádio CBN Curitiba, Richa afirmou que “quer fazer uma transformação no Paraná” e que, assim que for eleito, seu primeiro ato será “escolher e nomear os secretários”. O candidato estava acompanhado de sua esposa, Fernanda Richa, que vota no mesmo colégio eleitoral. Ela comentou que o marido está “esperando com muita serenidade o resultado das eleições”. Ambos ainda ironizaram o resultado da última pesquisa do Ibope, divulgada ontem, 2 de outubro.

No levantamento, os dois candidatos ao governo do Paraná aparecem empatados, com 45% das intenções de votos cada um. Essa foi a primeira pesquisa levada ao conhecimento dos eleitores em mais de três semanas, já que o levantamento anterior foi divulgado no dia 9 de setembro e desde então, sete outros levantamentos foram impugnados pela Justiça Eleitoral a pedido da coligação de Richa. Duas pesquisas ainda foram impugnadas pelo PRTB.

Únicos candidatos a pontuar na pesquisa Ibope, além de Dias e Richa, Luiz Felipe Bergmann (PSol) e Paulo Salamuni (PV), que registraram 1% cada um no levantamento, também já votaram, em Curitiba, por voltas das 9 horas.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host