UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

13/09/2008 - 07h01

Kassab aponta reurbanização de favelas como principal medida contra déficit habitacional

Texto da assessoria do candidato
"Realizamos o maior programa de urbanização de favelas da América Latina. Aplicamos aí R$ 2,2 bilhões. Abandonamos o modelo de construção de unidades nos extremos da periferia e adotamos um novo conceito: urbanizar favelas e transformá-las em bairros. Abrimos ruas, canalizamos córregos, instalamos AMAs, inaugurando escolas, colocamos iluminação pública, áreas de lazer e praças, levando transporte coletivo.
  • Divulgação

    "Nova Luz", programa de incentivos para empresas na Cracolândia, é outra bandeira de Kassab

"E por que não manter as famílias de classe média baixa na região?", pergunta José Whitaker, professor de urbanismo da USP. Segundo o professor, o projeto de Kassab, iniciado na gestão Serra, ignora a vocação da região. "A habitação popular é o problema central, não há por que trazer empresas de fora do centro ecriar bolsão de consumo de alto padrão. Maior programa de reurbanização de favelas? Hein? Só ouvi falar do Favela Bairro, no Rio. Se fosse assim tão grande, a cidade teria sentido o impacto, o que ainda não aconteceu. Tem de reurbanizar, mas está longe da escala necessária"


São 106 obras concluídas ou em andamento, que já beneficiaram 142 mil famílias -um terço da população de favelas.

Para incentivar a moradia no Centro, o Programa de Recuperação de Cortiços foi iniciado em 2006 nas áreas da Sé e da Mooca, com a recuperação de 54 edificações e o encaminhamento de mais de 1.000 famílias para cartas de crédito.

Atuamos também nas áreas de mananciais, levando infra-estrutura para as ocupações e investimentos que protegem as fontes das águas da cidade. No passo seguinte, fazemos a regularização fundiária e a titulação da posse.

Estamos revitalizando a Cracolândia. Destaco também a Vila dos Idosos com 145 unidades, na região do Pari, que abriga pessoas com mais 65 anos, que passaram a morar com dignidade em um local privilegiado."

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host