24/08/2010 - 12h32

Reforma tributária sai no 1º ano de governo, mas tem que passar no Congresso, diz Temer

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Veja trechos do debate

  • Vices divergem sobre mudanças na Constituição do país

  • Se eleito, vou doar meu salário inteiro, diz Indio da Costa

  • Leal diz que candidatura a vice não foi jogada de marketing

Michel Temer, vice de Dilma Rousseff (PT), disse que espera realizar a reforma tributária no primeiro ano de governo, caso a candidata petista seja eleita e "convocou" o Congresso para votar a favor do tema. Segundo ele, “hoje há condições para uma reformulação tributária no país”.

“Ela [ideia da reforma] foi amadurecendo ao longo do tempo, e hoje há condições. Devemos fazer isso no primeiro ano do governo, o executivo colaborará e incentivará o Congresso a fazê-la”, disse o presidente do PMDB durante o debate UOL-Folha.

Ainda segundo Temer, a responsabilidade de aprovar a reforma não é do Executivo, ou seja, do presidente, e sim do Congresso. “Vamos tentar realizar a reforma tributária, mas ela não depende só do executivo”, disse ele, citando tentativas recentes de levar o projeto ao plenário, mas sem sucesso.

Sobre a carga tributária do país, Temer comentou o alto valor, comparando com países como EUA e Suécia, onde segundo ele, "serviços públicos funcionam com eficiência".

Ele elogiou o trabalho do governo Lula, "junto ao Congresso", ao desonerar a tributação de automóveis e eletrodomésticos durante a crise econômica no ano passado, dizendo que apesar da queda na arrecadação, houve aumento no consumo e na produção.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host