UOL EleiçõesUOL Eleições

22/05/2006 - 15h40

Paulo Souto seria reeleito no primeiro turno, diz pesquisa

Da Redação
Em São Paulo
Uma pesquisa da Rede Bahia (afiliada da Rede Globo) e do Ibope, divulgada no dia 16, revela que, se as eleições fossem hoje, não haveria segundo turno na corrida estadual. O governador Paulo Souto, pré-candidato do PFL, tem 57% das intenções de voto na disputa com os principais possíveis adversários - o ex-ministro das Relações Institucionais Jacques Wagner (PT), o ex-governador João Durval Carneiro (PDT) e o ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy (PSDB).

A pesquisa simulou seis possibilidades, três delas com três candidatos e outras três com dois. O pré-candidato pefelista está na frente em todas elas.

No primeiro cenário, o governador tem 57% das intenções de voto, contra 15% de João Durval (que desistiu de concorrer) e 10% de Jacques Wagner. Votos brancos e nulos somam 11%, e 7% dos pesquisados não souberam ou quiseram opinar.

Souto também chega a 57% quando José Durval cede o lugar a Antonio Imbassahy, que ainda não confirmou a pré-candidatura. O tucano conta com 13% das intenções de voto, contra 12% de Wagner. Votos brancos e nulos somam 11% e 6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Na terceira possibilidade, Rogério da Luz (PSDC) substitui Durval e Imbassahy. Paulo Souto alcança 65% das intenções de voto, contra 14% do petista e 3% de Luz. Os votos brancos e nulos somam 12%. E 6% não souberam ou não quiseram opinar.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada lista de nomes aos entrevistados, Paulo Souto lidera com 13%. Wagner e Durval têm 2% das intenções.

Rejeição

Ainda segundo a pesquisa do Ibope, Paulo Souto apresenta o menor índice de rejeição - 18% dos entrevistados disseram que jamais votariam no governador. Os menores índices de rejeição a Souto estão situados entre os eleitores do nordeste do Estado (9%), os que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental (11%) e os que ganham até um salário mínimo por mês (13%).

O candidato mais rejeitado é o ex-governador João Durval, empatado com Rogério da Luz, com 39%. A rejeição de Wagner é de 38%. Já Antonio Imbassahy tem rejeição de 32%.

O Ibope ouviu 1.512 pessoas em todo o Estado, entre 10 e 15 de maio. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 7.774/2006. A margem de erro é de três pontos.