Ibope aponta empate técnico em Curitiba: Leprevost tem 44%; Greca, 39%

Rafael Moro Martins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

  • Rodrigo Félix Leal/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Ney Leprevost (PSD) (à dir.) e Rafael Greca (PMN), candidatos à Prefeitura de Curitiba, participam de debate do 2º turno, promovido pela Band TV, na capital paranaense

    Ney Leprevost (PSD) (à dir.) e Rafael Greca (PMN), candidatos à Prefeitura de Curitiba, participam de debate do 2º turno, promovido pela Band TV, na capital paranaense

Ney Leprevost (PSD) tem 44% e Rafael Greca (PMN), 39% das intenções de voto para prefeito de Curitiba, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) à noite pela RPC TV, afiliada da TV Globo no Paraná.

Outros 12% dos entrevistados disseram que irão votar em branco ou anular, e 5% não souberam responder. Se consideradas apenas as intenções de votos válidos, Leprevost tem 53%, e Greca, 47%.

Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, há um empate técnico entre os dois candidatos.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre 18 e 20 de outubro. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense, está registrada no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-08766/2016.

Greca foi o mais votado no primeiro turno, no último dia 2. Ele recebeu 38,4% dos votos válidos, contra 23,7% de Leprevost. O atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), terminou em terceiro, com 20%. A posição dos três foi exatamente a mesma em todas as dez zonas eleitorais cidade: Greca em primeiro, seguido por Leprevost, e Fruet no terceiro lugar.

Administrador de empresas, ex-radialista, deputado estadual desde 2006 e vereador em Curitiba por dois mandatos e meio, Leprevost, 42, tem como grande cabo eleitoral o colega de legenda Ratinho Junior, filho do apresentador do SBT, secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e candidato derrotado à prefeitura em 2012.

Engenheiro, economista, ex-prefeito (entre 1993 e 96) e ex-ministro do Esporte e Turismo sob Fernando Henrique Cardoso, Rafael Greca, 60, tenta voltar ao Palácio 29 de Março com apoio do governador Beto Richa (PSDB) e de outros sete partidos (PMN, PTN, PSB, PTdoB, PSDC e DEM) após fracassar em 2012, quando, pelo PMDB, caiu no primeiro turno.

Procuradas pela reportagem, as campanhas de Leprevost e Greca disseram que os candidatos não irão comentar a pesquisa.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos