Após polêmica sobre "cheiro de pobre", Greca vai ao 2º turno com Leprevost

Rafael Moro Martins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

  • Divulgação/Montagem UOL

    A partir da esq., Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), que disputam em Curitiba

    A partir da esq., Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD), que disputam em Curitiba

O engenheiro e ex-ministro Rafael Greca (PMN), 60, e deputado estadual Ney Leprevost (PSD), 42, irão disputar o segundo turno na eleição municipal de Curitiba. Com isso, o advogado e atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), perdeu a chance de comandar a capital paranaense por mais quatro anos.

Com 100% das urnas apuradas, Greca obteve 38,4% dos votos válidos contra 23,7% de Leprevost. Fruet terminou em terceiro com 20%.

Após a confirmação do segundo turno, Greca se limitou a afirmar que, agora, a expectativa é "vencer, vencer e vencer para voltar a servir Curitiba".

Segundo o ex-prefeito, a estratégia da campanha não vai mudar, mesmo com a mudança de adversário. "Minha aliança será sempre com o nosso povo e meu compromisso será de não desqualificar ninguém e de buscar o bem de Curitiba", disse.

Ex-radialista, Leprevost declarou que espera contar com o apoio de quem votou nos demais candidatos para vencer a eleição. "Vamos continuar fazendo uma campanha limpa. Vamos buscar os votos de todos os que escolheram outros candidatos, os indecisos, quem anulou e quem quer ver Curitiba bem cuidada a partir de 2017", afirmou.

Em pesquisa do Ibope divulgada no sábado (1°), Greca aparecia com 35% dos votos válidos e lidera a corrida. Fruet estava em segundo, com 22%, em empate técnico com Leprevost, que tinha 17%.

Polêmica com Greca

Em sabatina realizada no dia 22 de setembro, Greca afirmou que já "vomitou com cheiro de pobre". "Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez quer tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro, eu vomitei por causa do cheiro", disse ele.

Greca, que administrou a cidade entre 1993 e 1996 -- na época filiado ao PFL --, chega ao segundo turno com o apoio do governador Beto Richa (PSDB) após fracassar em 2012, quando, pelo PMDB, saiu da disputa ainda no primeiro turno.
 
Por sua vez, Leprevost foi vereador em Curitiba por dois mandatos e meio e secretário estadual do Esporte e Turismo do então governador Jaime Lerner, entre 1999 e 2000 --o mais jovem do país a ocupar o posto. 

Farei uma transição tranquila, diz Fruet

Mesmo antes do fim da apuração, Fruet concedeu entrevista na qual assumiu a derrota. "Meu objetivo é cumprir o mandato com altivez e garantir a mais tranquila transição", afirmou em entrevista à rádio "CBN".

Segundo o prefeito, o atual momento econômico interferiu diretamente em sua gestão. "Queria ter sido um prefeito em uma situação mais confortável, com mais orçamento, mas procurei cumprir minha função com responsabilidade e entusiasmo. O importante é que Curitiba não entrou em colapso", afirmou.

Fruet aproveitou o momento para agradecer aos familiares e à equipe que foi conduzida e vai permanecer na prefeitura até dezembro deste ano.

Curitiba tem renovação de 37% na Câmara Municipal

Dos 38 vereadores eleitos na capital paranaense, 14 deles estão em seu primeiro mandato, registrando um índice de renovação de 37% para a Câmara Municipal de Curitiba.

Entre os partidos de maior representação, destaque para o PDT, que conseguiu eleger cinco vereadores, seguido pelo PSD, com quatro parlamentares, e PSDB, PSB e PSC, com três representantes cada um.

Caso de polícia

A disputa na capital paranaense virou caso de polícia. Dois guardas municipais de Curitiba foram presos em Piraquara (região metropolitana) por usurpação de função pública. Ambos investigavam o sumiço de obras de arte que pertenciam a um museu da prefeitura e que estariam desaparecidas.

A Fundação Cultural de Curitiba suspeita que parte dos itens estariam na Chácara São Rafael, pertencente a Greca, com base em fotos publicadas pelo próprio candidato nas redes sociais. Ele, que era prefeito quando os itens foram comprados pelo município, negou.

Curitiba tem população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1,9 milhão de habitantes e PIB de R$ 79 bilhões (2013), o que a coloca como quinta mais rica do país.

Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é calculado em 0,823, considerado muito alto segundo o ranking das Nações Unidas. Tem mortalidade infantil de 7,7 por mil nascidos vivos, ante a média brasileira de 14,4/1.000 (ambos os números são de 2014). Tem também a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil entre as capitais (2,1% em 2010, segundo o IBGE) e 32,4 homicídios a cada 100 mil habitantes, segundo dados de 2014, ou 17º pior índice entre as capitais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos