Pesquisa de boca de urna no RJ: Ibope aponta Crivella e Freixo no 2º turno

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Arte UOL

    Marcelo Crivella, do PRB, (à esquerda) e Marcelo Freixo, do PSOL, (à direita)

    Marcelo Crivella, do PRB, (à esquerda) e Marcelo Freixo, do PSOL, (à direita)

Pesquisa de boca de urna sobre a disputa para a Prefeitura do Rio, realizada pelo instituto Ibope, aponta que o candidato Marcelo Crivella (PRB), com 30% das intenções de votos, disputará o segundo turno contra Marcelo Freixo (PSOL), com 20%. Pedro Paulo (PMDB) aparece em terceiro, com 15%, seguido por Flávio Bolsonaro (PSC),12%, Índio da Costa (PSD), 9%, Carlos Osorio (PSDB), 7%, e Jandira Feghali (PCdoB), 4%. 

O levantamento ouviu 5 mil pessoas neste domingo (2) e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com número RJ-07788/2016.

As pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas neste sábado (1º), um dia antes da eleição, mostraram que o candidato do PRB, Marcelo Crivella, lidera a disputa para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que continua acirrada pelo segundo lugar. Para o Datafolha, estão empatados tecnicamente em segundo lugar Marcelo Freixo (PSOL) e Pedro Paulo (PMDB). Já o Ibope mostra empate técnico de Freixo, Pedro Paulo, Flávio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa (PSD).

Crivella tem 38% das intenções de votos válidos, segundo o Ibope. Já Freixo e Pedro Paulo têm 14% e 11% cada um, respectivamente, seguidos numericamente por Bolsonaro e Indio, ambos com 10% Os votos válidos não levam em conta os votos brancos, nulos e eleitores indecisos. A margem de erro da pesquisa Ibope é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando os votos totais, Crivella tem 31%. Freixo tem 12% e Pedro Paulo Carvalho tem 9% dos votos totais. Na sequência, vêm Indio da Costa e Bolsonaro, com 8% dos totais; e Jandira Feghali, com 7% de votos válidos e 5% dos totais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos