Pesquisas mostram Crivella na liderança e segundo lugar indefinido no Rio

Do UOL, no Rio

  • UOL

    Líder, Crivella (PRB) é seguido por até quatro candidatos empatados tecnicamente em segundo lugar

    Líder, Crivella (PRB) é seguido por até quatro candidatos empatados tecnicamente em segundo lugar

As pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas neste sábado (1º), um dia antes da eleição, mostram que o candidato do PRB, Marcelo Crivella, lidera a disputa para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que continua acirrada pelo segundo lugar. Para o Datafolha, estão empatados tecnicamente em segundo lugar Marcelo Freixo (PSOL) e Pedro Paulo (PMDB). Já o Ibope mostra empate técnico de Freixo, Pedro Paulo, Flávio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa (PSD).

Crivella tem 38% das intenções de votos válidos, segundo o Ibope. Já Freixo e Pedro Paulo têm 14% e 11% cada um, respectivamente, seguidos numericamente por Bolsonaro e Indio, ambos com 10% Os votos válidos não levam em conta os votos brancos, nulos e eleitores indecisos. A margem de erro da pesquisa Ibope é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando os votos totais, Crivella tem 31%. Freixo tem 12% e Pedro Paulo Carvalho tem 9% dos votos totais. Na sequência, vêm Indio da Costa e Bolsonaro, com 8% dos totais; e Jandira Feghali, com 7% de votos válidos e 5% dos totais.

Completam a fila Carlos Roberto Osorio (PSDB), com 6% dos votos válidos (e 5% dos totais); e Alessandro Molon (Rede) com 2% nos dois cenários (válidos e totais). O instituto informou que o nível de confiança estimado é de 95%.

Em seguida, Carmem Migueles (Partido Novo) e Cyro Garcia (PSTU), com 1% dos votos validos. Thelma Bastos (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somam 14% das intenções de voto. Já 5% disseram não saber em quem votariam ou não responderam.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RJ-00527/2016 e encomendada pela Rede Globo. Foram ouvidas 1.204 pessoas entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro.

Datafolha

O Datafolha, por sua vez, coloca Crivella com 32% dos votos válidos e 27% dos votos totais. Marcelo Freixo aparece com 16% e Pedro Paulo com 12% dos votos válidos. Eles têm, respectivamente, 13% e 10% dos votos totais –se considerados os votos totais, Indio da Costa aparece também empatado tecnicamente em segundo lugar, com 9%.

Indio tem 11% dos votos válidos, seguido numericamente por Osorio, com 10% (8% dos totais), Bolsonaro, com 8% dos votos válidos (7% dos totais); e Jandira, com 7% (6% dos totais). Os quatro estão tecnicamente empatados, considerando os votos válidos.

Molon aparece com 2%, Carmen com 1% e Cyro Garcia com 0%. Já Thelma Bastos não pontuou. Brancos e nulos representam 12% das intenções de voto, e 5% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi encomendada pela "Folha da Manhã" e pela "Rede Globo" e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RJ-00488/2016. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança de 95%. Foram ouvidas 2.166 pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Último dia de campanha

Neste sábado (1ª), véspera da votação, a maioria dos candidatos cumpriu agenda em bairros da zona oeste carioca. O concorrente do PMDB, Pedro Paulo, esteve na Taquara, em Jacarepaguá, onde caminhou pelas ruas do bairro ao lado do presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), e de aliados.

Crivella participou de uma carreata em Jacarepaguá, mas também passou por bairros da zona norte. Quem também fez carreata na zona oeste foi Jandira. Osorio seguiu o exemplo e fez campanha em Rio das Pedras, Cidade de Deus e outros locais. Já Bolsonaro teve atividades de rua ao lado de eleitores e aliados em Sepetiba, na mesma região da cidade.

Freixo fez panfletagem em bairros das zonas norte e sul, enquanto Indio circulou por ruas de Ipanema, na zona sul, onde encontrou o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos