Em eleição disputada no Rio, oito candidatos "se colocam" no 2º turno

Do UOL, em São Paulo

  • Alexandre Cassiano/Ag. O Globo

    Candidatos a prefeito do Rio disputam voto a voto uma vaga no 2º turno das eleições

    Candidatos a prefeito do Rio disputam voto a voto uma vaga no 2º turno das eleições

Oito candidatos a prefeito do Rio de Janeiro disseram neste domingo (2) que esperam disputar o segundo turno destas eleições municipais. Com pesquisas eleitorais indicando empate técnico entre vários postulantes à prefeitura, quase todos os candidatos disseram estar confiantes que estarão entre os dois mais votados na primeira rodada de votação.

O senador e candidato Marcelo Crivella (PRB) lidera com folgas as pesquisas de intenção de voto e é o único considerado garantido no segundo turno desta eleição. Marcelo Freixo (PSOL) aparece em segundo nas pesquisas. Apesar disso, Pedro Paulo (PMDB), Índio da Costa (PSD), Carlos Osório (PSDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Jandira Feghali (PC do B) e Alessandro Molon (Rede) consideram que podem avançar à segunda etapa da disputa eleitoral.

"A eleição está aberta. Estamos disputando voto a voto", disse Pedro Paulo, demonstrando confiança sobre sua presença no segundo turno. Candidato apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), Pedro Paulo tem 12% das intenções de voto, segundo pesquisa do Datafolha. Ele, porém, acha que pode terminar o primeiro turno à frente de Freixo, que tem 16% das intenções de voto na mesma pesquisa.

Índio da Costa  também disse neste domingo que pode avançar ao segundo turno e, mais do que isso, vencer o senador Marcelo Crivella no segundo turno.

Osório, após votar nesta manhã, também afirmou estar certo de que será o segundo candidato mais votado neste domingo. "As ruas é que dizem, e as ruas dizem que nós vamos ao segundo turno", afirmou o candidato.

Flávio Bolsonaro e Jandira Feghali repetiram o mesmo discurso. "Qualquer candidato que luta muito tem a expectativa de chegar ao segundo turno. Essa é a expectativa olhando pelas ruas", disse Jandira, na Glória, onde votou.

"A nossa expectativa é excepcional. O que a gente vem sentindo nas ruas é que a gente está na frente dos demais candidatos que estão embolados conosco para o segundo turno", disse o candidato do PSC.

Até Alessandro Mollon (Rede), que tem só 2% das intenções de voto, afirmou que espera continuar na disputa pela prefeitura. "O segundo turno está indefinido, estou bastante esperançoso com a expectativa do segundo turno, pois fomos muito bem no debate", disse o candidato, após registrar seu voto em Copacabana.

Crivella fala em vitória no primeiro turno

Crivella votou em Copacabana e sequer levou em consideração a hipótese de estar fora do segundo turno das eleições municipais ao falar com a imprensa. Crivella chegou a dizer que pode ser eleito o novo prefeito do Rio de Janeiro ainda neste primeiro turno.

"Eu tenho muita esperança que essa onda cresça e a gente chegue definindo a eleição já no dia de hoje", afirmou o senador.

Pesquisas

As pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas neste sábado (1º), um dia antes da eleição, mostraram que o candidato do PRB, Marcelo Crivella, liderava a disputa para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que continuava acirrada pelo segundo lugar. Para o Datafolha, estão empatados tecnicamente em segundo lugar Marcelo Freixo (PSOL) e Pedro Paulo (PMDB). Já o Ibope mostra empate técnico de Freixo, Pedro Paulo, Flávio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa (PSD).

Segundo o Ibope, Crivella tem 38% das intenções de votos válidos (o que exclui os votos em branco, nulos e indecisos). Já Freixo e Pedro Paulo têm 14% e 11% cada um, respectivamente, seguidos numericamente por Bolsonaro e Indio, ambos com 10%.  O Datafolha, por sua vez, colocava Crivella com 32%. Marcelo Freixo aparecia com 16% e Pedro Paulo com 12%. 

Entenda a diferença entre votos brancos, nulos e anulados

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos