Ibope: Monteiro Neto tem 38% e Paulo Câmara, 29% nas intenções de voto

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (26) aponta a liderança do senador Armando Monteiro Neto (PTB) na disputa pelo governo de Pernambuco. Segundo a pesquisa encomendada pela TV Globo Nordeste, Monteiro Neto obteve 38% das intenções de voto, enquanto Paulo Câmara (PSB) pontuou com 29%.

O levantamento atual mostra a reação do candidato indicado por Eduardo Campos, ex-governador do Estado e candidato à presidência, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto deste ano: na pesquisa Ibope anterior, Câmara havia registrado 11% das intenções, contra 43% do petebista.

Os candidatos José Gomes Neto (PSOL), Jair Pedro (PSTU), Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB) obtiveram 1% das intenções de voto cada.

Os votos brancos e os nulos somaram 13% e indecisos, 16%. O levantamento ouviu 1.512 pessoas, entre os dias 23 e 26 de agosto.

Segundo o Ibope, o nível de confiança é estimado em 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo PE-00019/2014.

Pesquisas anteriores

No último levantamento Ibope, realizado entre os dias 26 e 30 de julho, o candidato Monteiro Neto apareceu com 43% das intenções de voto, enquanto Paulo Câmara (PSB) pontuou 11%.

Os candidatos José Gomes Neto (PSOL) ficou com 2% e os outros três, Jair Pedro (PSTU), Pantaleão (PCO) e Miguel Anacleto (PCB), tiveram 1% cada um.

Os votos brancos e os nulos somaram 19% e indecisos, 22%.

A primeira pesquisa Ibope, realizada entre os dias 26 e 29 de maio, apontou Monteiro 43% das intenções de voto; Paulo Câmara com 8%; Jair Pedro e José Gomes Neto com 2%. Votos brancos e nulos somavam 22% e indecisos também com 22%.

Rejeição

A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos (em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum).

A maior rejeição é a do candidato Zé Gomes (PSOL) com 33%; em seguida vem Pantaleão (PCO), com 32%; Jair Pedro (PSTU) ficou em terceiro com 24%; Miguel Anacleto (PCB) é rejeitado por 23% dos eleitores.

Os candidatos mais bem colocados nas pesquisas têm as menores rejeições: Paulo Câmara (PSB) registra com 19% e Armando Monteiro Neto (PTB) é o menos rejeitado, com 17%.

O levantamento apontou ainda que 12% dos entrevistados declararam que poderia votarm em todos e 27% não sabe ou não respondeu.

Avaliação do atual governo

A pesquisa Ibope apontou ainda que 34% dos entrevistados consideram a administração do governador João Lyra Neto (PSB) "regular".

Lyra Neto era vice de Eduardo Campos e sucedeu o governo em abril. 26% avaliam o governo como "bom", 5% declararam como "ótimo".

Já a avaliação "péssima" pontuou em 6% e ruim em 4%. 25% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Disputa pela vaga no Senado
O Ibope também perguntou ao eleitor de Pernambuco em quem ele votaria para o Senado.
 
Segundo o levantamento, o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) está com 35% das intenções de voto. O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), pontuou em 22%.
 
Entre os demais candidatos, Simone Fontana (PSTU) está com 2%, Albanise Pires (PSOL), com 1% e Oxis (PCB), com 1%. Votos brancos e nulos somam 15% e indecisos 24%.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos