Opositor ignora pedido da família e usa imagem de Campos na TV em PE

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

O candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro Neto (PTB) ignorou o pedido feito pela viúva de Eduardo Campos (PSB), Renata Campos, e utilizou por três vezes a imagem do ex-governador no primeiro programa eleitoral de TV, na tarde desta quarta-feira (20).

Monteiro Neto e Eduardo Campos, que morreu na semana passada em um acidente de avião, sempre foram aliados nas eleições estaduais, mas romperam a união em 2014 e estavam em palanques opostos --Campos lançou e apoiava Paulo Câmara (PSB).

No domingo (17), o prefeito do Recife e amigo da família Campos, Geraldo Julio (PSB), ligou para Armando e pediu, em nome de Renata e dos filhos, que a imagem do ex-governador não fosse usada nos programas de TV.

Hoje de manhã, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) proibiu o uso da imagem de Campos pelo candidato. Segundo o Blog de Jamildo, o PTB deve recorrer da decisão. "O governador [Eduardo Campos] é uma figura pública, o governador tem uma trajetória. O governador é uma figura pública. Por isso, a imagem dele, de quem tem a trajetória dele, como a de Lula, são figuras públicas", afirmou Monteiro Neto, após uma caminhada no Mercado de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. 

A assessoria de imprensa de Paulo Câmara informou ao UOL que vai aguardar o programa eleitoral da noite antes de tomar qualquer decisão contra a campanha do PTB. O PSB avalia que não houve tempo hábil para os candidatos terem sido notificados da decisão do TRE.

No programa de TV, a primeira imagem mostrou Eduardo dando um longo abraço em Monteiro Neto, em um palanque. No segundo momento, ele apareceu ao lado do candidato do PTB, que discursava e era acompanhado por Campos.

Na última aparição, uma foto mostrava Monteiro Neto ao lado de Eduardo Campos, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Humberto Costa (PT), todos apertando as mãos.

Diferente do discurso duro que vinha fazendo contra Eduardo Campos durante a campanha, até a sua morte, o candidato só fez elogios e ressaltou que apesar de "divergências ocasionais", sempre mantiveram o respeito e admirou o governo dele em Pernambuco.

"O meu caminhar em vários momentos se cruzou com Eduardo. Sempre reconheci em Eduardo pela sua liderança, coragem e competência política, capacidade de manter o diálogo com a sociedade e ao mesmo tempo a ousadia de se fazer respeitado no diálogo político."

Monteiro Neto também lembrou que, na eleição de 2014, estava em lado "oposto", mas disse que Eduardo Campos teve como um dos méritos fazer parcerias com o governo do PT. "Ele soube fazer parcerias vitoriosas com o presidente Lula e depois com a presidente Dilma [Rousseff]", citou.

Monteiro Neto também citou o legado do ex-govenador no Estado. "É preciso emergir o legado político e a referência de como ele governou por oito anos. Se Pernambuco se desenvolveu nos últimos anos, se deve e muito à visão moderna e ao talento de Eduardo Campos", destacou.

Homenagens e sucesso no PSB

O candidato do PSB ao governo pernambucano, Paulo Câmara, também usou todo o primeiro programa eleitoral para homenagear Eduardo Campos. O vídeo começou com imagens de choro de pessoas durante o velório e enterro, ao som de uma dos jingles que marcou a campanha de 2010: "Pernambuco é o meu amor, e Eduardo é o meu governador."

Em sua fala, Câmara usou o tom emotivo e se colocou com sucessor do ex-governador na eleição em Pernambuco. "Estive com Eduardo com o seu governo desde o começo. Mas estou aqui como Paulo, amigo, um pernambucano disposto a honrar o legado de alguém que fez da vida uma forma de ajudar tanta gente. Vou estar todos os dias a postos para manter, ampliar tudo que Eduardo fez em Pernambuco. O sonho está mais vivo do que nunca", disse.

Os demais candidatos ao governo não citaram o ex-governador em seus programas.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos