Toninho do PSOL acusa tucano de ser auxiliar de Arruda em debate no DF

Do UOL, em Brasília

O candidato ao governo do Distrito Federal Toninho do PSOL acusou seu adversário Luiz Pitiman (PSDB) de atuar como "linha auxiliar" de José Roberto Arruda (PR), que também é seu concorrente das eleições de outubro, durante debate eleitoral promovido pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo" e pelo SBT nesta segunda-feira (25).

"O candidato Pitiman é linha auxiliar do candidato Arruda para fazer combate a quem tem posição ideológica. Não estou e nunca fui preso na minha vida por corrupção. Você que apresente suas ideias e não fique como linha auxiliar. Aliás, vocês são do mesmo nascedouro. Vocês são iguais", afirmou Toninho.

A declaração foi feita após Arruda citar a mulher de Toninho, ex-deputada Maria José Maninha (PSOL), que foi envolvida em uma suspeita de ter recebido dinheiro das FARCs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

 

Irritado, o candidato socialista reagiu citando a condenação de Arruda por improbidade administrativa em segunda instância, que o tornou ficha suja. Ele foi investigado por participação no chamado mensalão do DEM. Após impugnação do Ministério Público Eleitoral, Arruda teve seu registro de candidatura cassado pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal).

Pesquisa Datafolha divulgada no dia 15 de agosto mostrou que Arruda, mesmo com o registro de sua candidatura cassado, está na frente na disputa a governador com 35% das intenções de voto. Ele recorreu da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, portanto, pode continuar em campanha.


"Falo como psicólogo. Você [Arruda] tem uma personalidade de dissimulação nesse debate, as provas são contundentes, as imagens não deixam dúvida. Minha esposa é ficha limpa. É uma pessoa que sempre defendeu a ética e a saúde. Não é o que você fez quando foi um governador", disse Toninho.

Arruda rebateu e, por sua vez, atacou Toninho de sair em defesa do atual governador, Agnelo Queiroz (PT), candidato à reeleição. "Não venha me atacar como linha auxiliar de esquerda do Agnelo porque isso não cola."

Também participa do debate o candidato pelo PSB, senador Rodrigo Rollemberg.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos