Candidatos em Nova Iguaçu (RJ) votam em meio a debate sobre municipalização de hospital

Nielmar de Oliveira

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

  • Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo

    28.out.2012 - O candidato do PMDB à Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), Nelson Bornier, vota neste domingo (28)

    28.out.2012 - O candidato do PMDB à Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), Nelson Bornier, vota neste domingo (28)

Os candidatos em Nova Iguaçu, a atual prefeita  Sheila Gama (PDT) e o ex-prefeito e atual deputado federal Nelson Bornier (PMDB), votaram praticamente no mesmo horário, por volta das 10h de hoje (28), firmando posições contrárias em relação a um dos principais temas destas eleições: a municipalização do Hospital Geral de Nova Iguaçu, conhecido como Hospital da Posse.

Nelson Bornier foi categórico quanto ao que fará caso venha de fato a ganhar as eleições: “Meu primeiro ato ao assumir o governo será entrar no Hospital da Posse. Assumir de fato a administração do hospital, que, embora municipalizado, está abandonado pela atual administração”.

Sheila Gama lamentou a municipalização do hospital, ocorrida em 2012, antes uma unidade federal. “Lamentável o Hospital da Posse ter sido municipalizado, porque o ônus da administração ficou todo com Nova Iguaçu. A gente paga pela gestão e o hospital atende a toda a Baixada Fluminense. E nós temos a garantia do governo federal de trazer mais recursos, mais condições de gestão para a unidade”.

A menos de uma hora do encerramento da votação em Nova Iguaçu, as eleições transcorriam sem nenhum incidente de maior relevância, apesar da expectativa que levou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro a solicitar a presença das Forças Armadas por ocasião do primeiro turno.

A expectativa foi mantida para este segundo turno, agora sem a presença das Forças Armadas, mas com reforço significativo de policiais militares. A segurança do pleito no município contou com a presença de 1.770 homens da Polícia Militar – um aumento de 36% em relação ao primeiro turno.

Nas principais ruas e avenidas do centro da cidade, cinco policiais pelo menos faziam o policiamento ostensivo em cada seção eleitoral. A região, no entanto, apresentava situação de absoluta normalidade, com ruas vazias e pouco movimento a partir do meio-dia, uma vez que os eleitores optarem por votar na parte da manhã.

Nos bairros periféricos, a situação era diferente: muitos eleitores se aglomeravam em animados bate-papos em torno dos principais centros de votação. Este foi o caso, por exemplo, do Ciep-352 Senador Severo Gomes, na Rua Francisco Baroni s/no, bairro de Santa Rita.

No local, o maior centro de votação da cidade, estão concentradas 18 urnas de nove seções eleitorais e cadastrados 7.044 eleitores. O movimento de entra e sai durou praticamente todo o dia, mas só houve um incidente, sem maiores consequências: uma pane na urna eletrônica da Seção 132. A urna foi reparada pelos técnicos do TRE e nenhum voto foi perdido.

UOL Cursos Online

Todos os cursos