Candidato do PMDB à Prefeitura de Nova Iguaçu vota sem um dos dentes da frente

Do UOL, no Rio

  • Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo

    Candidato do PMDB à Prefeitura de Nova Iguaçu, Nelson Bornier votou sem um dos dentes da frente

    Candidato do PMDB à Prefeitura de Nova Iguaçu, Nelson Bornier votou sem um dos dentes da frente

O candidato do PMDB à Prefeitura de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, votou neste domingo (28) em uma zona eleitoral situada no colégio Instituto Califórnia, no centro do município. Ao posar para os fotógrafos, o deputado federal acabou passando por uma situação constrangedora, pois estava sem um dos dentes da frente.

Segundo informações do jornal "O Dia", Bornier havia perdido o dente frontal há dois dias, durante atividade de campanha. O peemedebista chegou a recolocar o dente, porém o mesmo voltou a cair neste domingo.

Policiamento reforçado

Nova Iguaçu conta, neste segundo turno das eleições, com efetivo de policiais 36% maior do que o verificado no primeiro turno, em 7 de outubro, quando as eleições municipais na cidade contaram com a vigilância das Forças Armadas.

Ao todo, 1.770 policiais militares faziam o policiamento ostensivo em Nova Iguaçu, mas não houve necessidade de intervenções porque a votação transcorreu com normalidade. Nas principais seções eleitorais havia cinco PMs fazendo o policiamento e quase não se notava a prática de boca de urna, crime eleitoral combatido neste ano com rigor pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O segundo turno é disputado pela atual prefeita e candidata à reeleição, Sheila Gama (PT), e pelo ex-prefeito e atual deputado federal Nelson Bornier (PMDB). Os dois tentam conquistar a maioria dos 561,3 mil eleitores aptos a votar.

Sozinhos ou acompanhados de seus familiares, os eleitores da cidade comparecem de forma ordenada às 1.637 seções eleitorais, que utilizam 1.748 urnas eletrônicas. Apesar do policiamento, reforçado também pelas polícias Civil e Federal, há panfletos, baners e cartazes alusivos às duas candidaturas, muitos dos quais colocados de forma irregular.

A cidade

Nova Iguaçu é o maior município da Baixada em extensão territorial (responde por 11,1% da Área Metropolitana), e o segundo em população, estimada em 830 mil habitantes, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Tem alta densidade demográfica, 1.449,60 hab/km² – bem acima da média do Estado, que é de 328,08.

O PIB, medido pelo IBGE em 2008, era de R$ 8.359.928.420,00  – o sexto do Estado do Rio.

De acordo com a ferramenta Avalie sua Cidade, do UOL Eleições, "Saúde" é o maior problema de Nova Iguaçu, na avaliação dos internautas que votaram até sexta-feira (26). A nota média da cidade foi de 3,3 (a nota atribuída ao país foi 4,4).

UOL Cursos Online

Todos os cursos