Com policiamento reforçado, Nova Iguaçu tem votação tranquila

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil, em Nova Iguaçu

Maior município da Baixada Fluminense em extensão territorial, segundo mais populoso e quarto maior colégio eleitoral do estado, Nova Iguaçu conta neste segundo das eleições com efetivo de policiais 36% maior do que o verificado no primeiro turno, em 7 de outubro, quando as eleições municipais na cidade contaram com a vigilância das Forças Armadas.

Ao todo, 1.770 policiais militares faziam o policiamento ostensivo em Nova Iguaçu, mas não houve necessidade de intervenções porque a votação transcorreria com normalidade. Nas principais seções eleitorais havia cinco PMs fazendo o policiamento e quase não se notava a prática de boca de urna, crime eleitoral combatido este ano com rigor pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O segundo turno é disputado pela atual prefeita e candidata à reeleição, Sheila Gama (PT) e pelo ex-prefeito e atual deputado federal Nelson Bornier (PMDB). Os dois tentam conquistar a maioria dos 561,3 mil eleitores aptos a votar.

Sozinhos, ou acompanhados de seus familiares, o eleitor da cidade comparece de forma ordenada às 1.637 seções eleitorais, que utilizam 1.748 urnas eletrônicas. Apesar do policiamento, reforçado também pelas policias civil e federal, há panfletos, baners e cartazes alusivos às duas candidaturas, muitos dos quais colocados de forma irregular.

UOL Cursos Online

Todos os cursos