Em Curitiba, Ratinho é proibido de comparar pesquisas e busca vincular Fruet a José Dirceu

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

A juíza eleitoral Renata Estorilho Bragança proibiu, na noite deste domingo (21), a veiculação de propaganda eleitoral de Ratinho Junior (PSC), candidato a prefeito de Curitiba, que compara as pesquisas de intenção de votos de dois institutos diferentes: Datafolha e Ibope.

“Não foram prestadas as informações acerca das pesquisas mencionadas de forma a esclarecer todos os requisitos (…), bem como evidenciar ao eleitor como se deu uma e outra, inclusive aos seus períodos de coleta”, justificada a juíza em seu despacho. A ação foi movida pela campanha do candidato Gustavo Fruet (PDT).

A comparação feita na propaganda dá a entender que Ratinho está crescendo na preferência do eleitorado e diminuindo a diferença para Fruet. “Ratinho Junior cresce três pontos em apenas dois dias”, afirma a propaganda do PSC, fazendo referência às datas de divulgação dos levantamentos (na verdade, o Ibope foi divulgado em 19 de outubro, um dia após o Datafolha).

Porém, os dois institutos fizeram entrevistas de forma simultânea. O Datafolha ouviu 1.267 pessoas entre os dias 17 e 18 de outubro. O Ibope entrevistou 1.001 eleitores entre os dias 17 e 19 de outubro.

No Datafolha, Fruet tem 52% das intenções de voto, ante 36% de Ratinho. No Ibope, o pedetista lidera com 49%, ante 39% do candidato do PSC. Os dois levantamentos têm margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos.

Por meio da assessoria de imprensa, a coordenação jurídica da campanha de Ratinho Junior informou que irá recorrer da decisão, “apontando que não há irregularidade alguma nas pesquisas divulgadas uma vez que os números são reais e todos os requisitos para divulgação encontravam-se presentes”.

Ratinho tenta vincular Fruet a José Dirceu

A campanha do PSC levou ao ar, neste domingo à noite, comercial em que procura vincular o adversário ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT), condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo que julga o mensalão.

Para isso, lança mão de um comentário feito por Dirceu em seu blog. “Agora uma excelente notícia trazida pelo Ibope, a virada pelo candidato que apoiamos em Curitiba, Gustavo Fruet”, escreveu o ex-ministro na sexta-feira (19).

A candidata a vice-prefeita na chapa de Fruet é Mirian Gonçalves, do PT. O apoio petista ao ex-tucano Fruet --que, como deputado federal, foi sub-relator da CPI dos Correios, que denunciou o mensalão, e era crítico do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso-- foi costurado pelo casal de ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), ambos do PT.

“José Dirceu, apontado pela Procuradoria Geral da República com chefe da quadrilha do mensalão e condenado pelo Supremo Tribunal Federal, por corrupção ativa, comemorou o resultado do Ibope que deu pequena vantagem para Gustavo Fruet. Depois dessa, sinceramente, você vai ainda continuar apoiando esse candidato?”, afirma o locutor dos comerciais de Ratinho Junior.

Em seguida, duas professoras entrevistadas nas ruas pela campanha de Ratinho lamentam o que chamam de “apoio do chefe do mensalão” a Fruet, e chamam Dirceu de “corrupto número um do Brasil”.

Procurada pela reportagem, a campanha de Fruet informou que não irá comentar a propaganda do adversário.

A busca pelo voto anti-petista

A tentativa de vincular Fruet a José Dirceu é mais um capítulo na série de ataques ao PT adotada pela campanha de Ratinho Junior no segundo turno.

Clique na imagem para ver as propostas de Fruet e Ratinho

  • Arte/UOL

Na semana passada, um comercial do PSC dizia que o PT viria “escondidinho” atrás de Fruet, caso o pedetista fosse eleito. “Mas o curitibano não vai deixar”, afirmava o locutor.

O comercial, já retirado do ar, abriu uma crise na campanha de Ratinho. Dois de seus coordenadores --o advogado Guilherme Gonçalves e o marqueteiro Maurício Ramos-- são filiados ao PT.

Ainda assim, Ramos informou, via assessoria de imprensa, que “a campanha prevê outros movimentos de questionamentos, sim, mas sempre batendo acima da linha da cintura.”

Apesar do tom anti-petista na campanha, Ratinho Junior disse, na semana passada, que o “lugar natural” do PT seria a seu lado, e não ao lado de Fruet.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba.

UOL Cursos Online

Todos os cursos