Ibope: em Curitiba, Gustavo Fruet tem 49%, e Ratinho Junior, 39%

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (19) sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba mostra Gustavo Fruet, candidato do PDT, com 49%, à frente de Ratinho Junior (PSC), que tem 39%.

Segundo o levantamento, encomendado pela RPC TV, brancos e nulos somam 5% e outros 7% disseram estar indecisos. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro e foram entrevistadas 1001 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número PR-00687/2012 .

Considerados somente os votos válidos, Gustavo Fruet teria hoje 56% das intenções de voto, contra 44% de Ratinho Junior.

Os votos válidos são calculados quando excluídos da amostra os brancos, os nulos e os eleitores indecisos.

Logo após a divulgação do resultado, Fruet divulguou um comentário sobre a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19) por meio de sua assessoria.

“Nossa campanha ganha força graças ao empenho de nossa equipe, militância e simpatizantes. Não são os resultados das pesquisas que nos movem, mas sim a vontade de resgatar a Curitiba humana, inovadora e igualitária", diz o comunicado. "Faltam nove dias para a eleição. É hora de redobrar os esforços".

Datafolha já havia indicado liderança de Fruet

Pesquisa Datafolha para a capital paranaense divulgada na última quinta-feira (18) mostra Fruet com 52%, contra 36% de Ratinho Junior.

Declarações de voto em nulo e em branco somam 8%. Indecisos são 4%.

A margem de erro da pesquisa, que foi realizada entre quarta (17) e quinta (17) em Curitiba, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerados somente os votos válidos, Gustavo Fruet teria 60% das intenções de voto, e Ratinho Junior somaria 40%.

Ao comentar o levantamento do Datafolha, Fruet havia manifestado desconfiança com os resultados.

“Tivemos uma grande lição com as pesquisas no primeiro turno. Somente os números das urnas têm real valor. Por isso, peço a nossa militância que redobre os esforços nestes dez dias até a eleição. Nosso empenho, dedicação e humildade serão determinantes”, informou Fruet, por meio de sua assessoria de imprensa.

Em debate, candidatos usam parentes para trocar ataques

No primeiro debate do segundo turno em Curitiba, realizado na quinta-feira (18) pela TV Band, Ratinho Junior e Gustavo Fruet abandonaram definitivamente o "pacto de não agressão" informal que selaram um dia após o primeiro turno das eleições.

Durante o encontro, Ratinho criticou a gestão da irmã de Fruet na Secretaria de Educação. Já o pedetista, atacou a concessão da Rede Massa, que retransmite o SBT no Paraná e pertence ao pai do candidato, o apresentador Ratinho.

"Não vendi minha consciência para ser candidato a prefeito nem negociei cargos [numa futura gestão]", disse Ratinho, logo em sua primeira intervenção, fazendo referência ao apoio do PT ao ex-tucano Fruet e à provável participação de petistas num eventual governo do adversário.

Os ânimos esquentaram de vez, minutos depois, quando, falando sobre educação, Ratinho lembrou que a irmã de Fruet, Eleonora, foi secretária da Educação na gestão de Beto Richa (PSDB), antecessor e padrinho político do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que concorreu à reeleição, mas terminou o primeiro turno na terceira posição.

"A irmã do candidato foi secretário por três anos e meio, e não teve competência para resolver os problemas. Por que você quer mais quatro anos agora?", afirmou Ratinho.

"Lamento que você parta para esse tipo de postura", rebateu Fruet, argumentando que a irmã, cotada para comandar a pasta num eventual governo do pedetista, não foi responsável pela elaboração do Orçamento à época.

Sobre a Rede Massa, Fruet disse: "Não tenho compromisso com erros nem com aloprados. Agi assim em Brasília e no Paraná. Espero que a Polícia Federal abra investigação [sobre o caso]. Também esperamos parecer do Ministério Público por uso da sua emissora [a Rede Massa, que pertence ao pai de Ratinho e retransmite o SBT no Paraná] mais como veículo de propaganda do que com respeito à concessão pública."

Primeiro turno

O primeiro turno da disputa acabou com o candidato do PSC à frente. Ratinho Junior somou 34,09% dos votos (332.408), enquanto o pedetista Gustavo Fruet teve 27,22% (265.451).

Os dois candidatos bateram o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que tentava a reeleição e era o candidato de Beto Richa (PSDB), governador do Paraná.

Mais informações sobre as eleições em Curitiba

UOL Cursos Online

Todos os cursos