Em anúncio de apoio a Serra, dirigente do PTB diz que é "natural" pedir cargos para o partido

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

Em evento em que foi selado o apoio do PTB à candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, o presidente estadual da sigla, deputado Campos Machado, disse que o partido não pediu nada pela aliança, mas que, caso o tucano vença, é "natural" que o PTB ganhe cargos na prefeitura. Serra vai ao segundo turno com Fernando Haddad (PT).

"Não estamos pedindo nada, não temos candidato a Ministério da Cultura, nem da Educação. Se nós vencermos as eleições, aí sim é natural que o PTB tenha espaço. Não se pode negociar cargo antecipadamente, porque é venda de consciência", disse Machado em evento no diretório estadual do PTB nesta quinta-feira (11).

O PTB fez parte da chapa de Celso Russomanno (PRB) com Luiz Flávio D'Urso como candidato a vice-prefeito. Na votação de domingo, a chapa recebeu 21,6% dos votos, contra 28,9% de Haddad e 30,7% de Serra.

Campos Machado também usou seu discurso para fazer criticas veladas a Haddad e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"A cidade não pode ficar a mercê de uma marionete. O homem quer, é candidato. Se o homem não quer, não é candidato. O que o homem é, é Deus?", disse.

No evento, D'Urso também declarou seu apoio a Serra e aproveitou seu discurso para comentar a primeira pesquisa Datafolha para o 2º turno, divulgada na quarta-feira (10).

"Saiu uma pesquisa que mostra o adversário dez pontos na frente do Serra. Ponto a ponto, nós vamos reverter essa pesquisa", disse.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também participou do evento. Nas eleições municipais de 2008, Campos Machado foi o vice de Alckmin na corrida pela Prefeitura de São Paulo.

Ao contrário do que aconteceu no evento para selar o apoio do PPS à sua candidatura, Serra não citou o julgamento do mensalão. Roberto Jefferson, que tornou público o esquema de compra de apoio de parlamentares e foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), ocupava, na época, o cargo de presidente nacional do PTB.

A candidatura de Serra também oficializou o apoio do PDT de Paulinho da Força nesta quinta-feira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos