Mais da metade da Câmara se reelege em São Paulo; PT conquista a maior bancada

Do UOL, em São Paulo

A eleição deste domingo rendeu mais quatro anos de mandato a 60% dos atuais vereadores da cidade de São Paulo: 33 dos 55 eleitos já estavam no cargo (confira a lista dos eleitos).

Entre os que conseguiram a reeleição, estão nomes conhecidos como Tripoli (PV), Antônio Goulart dos Reis (PSD), Gilson Barreto (PSDB), Aurélio Miguel (PR), Milton Leite (DEM), Celso Jatene (PTB), Marco Aurélio Cunha (PSD) e Netinho de Paula (PC do B).

Tripoli (PV) foi o candidato mais bem votado, com 132.313 votos. Em segundo lugar, Andrea Matarazzo (PSDB), ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo, obteve 117.617 votos. Antônio Goulart dos Reis (PSD), alcançou 104.301 votos e ficou em terceiro lugar; Milton Leite (DEM) vem em quarto, com 101.664; e  o Coronel Telhada (PSDB) foi o quinto mais bem votado, com 89.053 votos.

Três policiais estão entre os 22 candidatos que renovarão a formação da câmara municipal. O policial militar Coronel Telhada (PSDB), o policial militar reformado Conte Lopes (PTB) e o policial civil Paulo Batista dos Reis (PT).

Bancadas

Com 11 cadeiras, o PT foi o partido que mais elegeu vereadores para a Câmara de São Paulo. Os tucanos, que haviam conquistado o maior número de cadeiras no Legislativo paulistano em 2008 (13), ficaram em segundo lugar no número de vereadores eleitos, com um total de nove.

O PSD, novato nas disputas eleitorais foi o terceiro colocado na corrida pela Câmara, com sete vereadores eleitos. O PTB, PV e PMDB conseguiram quatro cadeiras cada. O PR teve três vereadores eleitos. O DEM, que conquistou sete postos nas eleições de 2008, ficou com duas cadeiras dessa vez. PPS e PRB também elegeram dois vereadores cada. PC do B, PP, PHS e PSOL obtiveram apenas uma vaga cada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos