Candidato a vice diz que faltar a debates prejudicou Russomanno

Vinicius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Flávio D'Urso (PTB), candidato a vice-prefeito de Celso Russomanno (PRB), afirmou neste domingo (7) que a decisão de não participar dos debates eleitorais na reta final da campanha prejudicou a chapa. Questionado se a decisão de não ir ao debate organizado pelo UOL e pelo jornal "Folha de S.Paulo" poderia ser considerada um erro, D'Urso afirmou que "não é hora de apontar culpados".

No início de setembro, Russomanno se recusou a participar do evento, marcado para o dia 20 daquele mês. Os candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) afirmaram que apenas participariam com a presença do candidato do PRB, o que levou ao cancelamento do debate. As redes Globo e Record também cancelaram seus debates.

Mesmo após a divulgação da pesquisa de boca de urna do Ibope, que trouxe Serra e Haddad no segundo turno, D'Urso continua com esperanças da passagem para o segundo turno da eleição. "Vamos aguardar até o fim da apuração", afirmou o candidato ao chegar ao comitê da campanha, no Planalto Paulista, zona sul da capital.

Para D'Urso, a pesquisa mostra situação de empate técnico e não define quem vai para o segundo turno. Em relação a possíveis alianças no segundo turno, D'Urso afirmou que só falará sobre isso após a apuração do último voto. "Independentemente do resultado final, o eleitorado já deu mostras de que busca uma terceira via dentro da política brasileira", completou o candidato, para quem, em todo o Brasil, há expectativa e busca por novos caminhos dentro da política partidária.

Questionado sobre a queda de Russomanno nas pesquisas, D'Urso disse que o eleitorado mostrou um movimento absolutamente atípico. "O eleitorado é muito dinâmico e pode trocar a sua intenção de voto na medida em que absorver melhor ou pior a proposta de cada candidato". O candidato acrescentou que a campanha de Russomanno enfrentou ajustes no decorrer do período eleitoral, "o que é normal e esperado".

UOL Cursos Online

Todos os cursos