Campanha de Russomanno cancela evento em clube da avenida Paulista

Vinicius Segalla

Do UOL, em São Paulo

A campanha do candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, cancelou um evento que realizaria na noite deste domingo (7) no Clube Homs, na avenida Paulista, região central da capital. O salão do clube, tradicionalmente usado para festas, havia sido alugado pelo comitê de Russomanno e sua assessoria apenas informou que o local não será usado, alegando que, de acordo com a nova agenda traçada entre a noite de sábado (6) e hoje, o candidato irá se encontrar com sua equipe no comitê central da campanha, na avenida 9 de Julho, na zona sul de São Paulo.

Pesquisa de boca de urna do Ibope, divulgada por volta das 17h deste domingo (7), mostrou uma reviravolta na eleição em São Paulo. Segundo o instituto, passam para o segundo turno os candidatos José Serra (PSDB), com 30% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), com 29% dos votos. Celso Russomannno ( PRB) teve 23% dos votos válidos, segundo a pesquisa. Ele havia liderado quase o primeiro turno todo. A pesquisa foi registrada com o número SP- 01847/2012.

Após votar e acompanhar seu pai, Ubirajara Russomanno, na votação, o candidato do PRB dirigiu-se com ele e seu irmão ao comitê de sua campanha no Planalto Paulista, para onde também foi sua filha mais velha, Luara. Ao final da apuração, ele deve seguir para o comitê central, na avenida 9 de Julho.

Constrangimento

Ao chegar para votar nessa manhã, Russomanno passou por uma situação constrangedora. Uma mesária se recusou a dar-lhe a mão. "Deus me livre, não cumprimento, não", ela disse à equipe do UOL após o incidente. Mais tarde, ao chegar ao comitê de sua campanha, o candidato negou que o fato, presenciado pela reportagem do UOL, tivesse acontecido.

Enquanto sua mulher votava, Russomanno falou rapidamente à imprensa e voltou a lamentar as críticas, que chamou de mentirosas, sobre sua proposta de implementar a tarifa proporcional para o transporte público. Para ele, não foi um erro utilizar a proposta em sua campanha.

Russomano diz que manterá proposta de Bilhete Único proporcional

"Minha proposta foi alvo de mentiras e desinformação", afirmou o candidato. Após votar, o candidato saiu acompanhado também pelo presidente do PRB e coodernador da campanha, Marcos Pereira, e disse que não contava com sua queda nas últimas pesquisas eleitorais. No entanto, considerou o resultado normal "com tantos ataques" que sofreu.

Questionado, Russomanno negou que sua campanha esteja em crise e afirmou que não pretende excluir a proposta sobre a tarifa de ônibus de seu programa, tampouco substituir o marqueteiro Ricardo Bérgamo. "O que pode haver é uma ampliação da equipe para uma eventual campanha no segundo turno", disse. O candidato destacou que chegou onde chegou "apadrinhado pelos eleitores de São Paulo".

"Fiz uma campanha limpa,  sem usar de padrinhos e sem desrespeitar a população com ataques mentirosos a outros candidatos", completou. Flávio D'Urso, candidato a vice de Russomanno, disse que é natural haver mudanças ao longo da campanha e negou qualquer crise entre PTB e PRB.

Disputa acirrada

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas neste sábado (6) mostram a corrida eleitoral na capital paulista embolada. Pelo Datafolha há empate técnico entre os três: Serra aparece com 28%, Russomanno, com 27%, e Haddad, com 24%, dos votos válidos. O Ibope mostrou um cenário ainda mais disputado, com os três candidatos com 26% dos votos válidos cada um.

UOL Cursos Online

Todos os cursos