Clima de tristeza toma conta de comitê de Russomanno em São Paulo

Vinicius Segalla

Do UOL, em São Paulo

Após a divulgação da pesquisa de boca de urna do Ibope sobre a disputa eleitoral em São Paulo, trazendo José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno, o clima de tristeza tomou conta das pessoas reunidas na porta do comitê da campanha de Celso Russomanno, do PRB.

Segundo o Ibope, o candidato, que liderou a disputa durante maior parte da campanha, teve 23% dos votos válidos, ficando atrás do tucano Serra, que teve 30%, e do petista Haddad, com 29%. A assessoria de Russomanno informou que ele está tranquilo, aguardando a divulgação do resultado oficial.

O presidente nacional do PRB e coordenador da campanha de Russomanno, Marcos Pereira, publicou uma mensagem de agradecimento em seu Twitter. "Gostaria de agradecer a todos pelo apoio e pelo voto no PRB e no 10. O PRB fez uma eleição limpa e com ética. Boa noite a todos", escreveu o candidato.

Tarifa de ônibus proporcional

Para o presidente do PRB municipal, Aildo Ferreira, a queda de Russomanno no final da corrida eleitoral foi causada especificamente pela questão da tarifa proporcional de ônibus e não pelas questões religiosas. "A queda aconteceu de duas semanas para cá. A questão da igreja vinha sendo abordada desde o início da campanha", destacou. Ferreira culpou o tempo curto de Russomanno na TV pela dificuldade de rebater as críticas à proposta feitas pelos outros três principais candidatos (Serra, Haddad e Chalita).

Ferreira destacou ainda que o segundo turno é uma nova eleição e afirmou que PTB e PRB podem seguir caminhos diferentes. "Nada obriga que os dois partidos sigam o mesmo caminho na eventualidade de não passarem para o segundo turno", disse. Entretanto, Ferreira negou que haja uma crise entre as siglas. "Prova disso, é que D'Urso [candidato do PTB a vice de Russomanno] e Campos Machado [presidente do PTB] estão aqui".

O candidato a vice, Flávio D'Urso, afirmou que faltar aos debates prejudicou Russomanno no final da campanha e que vai aguardar até o fim da apuração antes de falar sobre apoios no segundo turno.

Mais cedo, a campanha de Russomanno cancelou um evento previsto para acontecer no clube Homs, na avenida Paulista na noite deste domingo. O salão do clube, tradicionalmente usado para festas, havia sido alugado pelo comitê de Russomanno e sua assessoria apenas informou que o local não será usado, alegando que, de acordo com a nova agenda traçada entre a noite de sábado (6) e hoje, o candidato irá se encontrar com sua equipe no comitê central da campanha, na avenida 9 de Julho, na zona sul de São Paulo. Apesar do resultado da pesquisa de boca de urna, o encontro está mantido.

UOL Cursos Online

Todos os cursos