Haddad diz que "um amigo" responderá às críticas do bispo Macedo e pede espaço no blog do religioso

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

Antes de participar de um comício com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Mateus, na zona leste de São Paulo, o candidato do PT à Prefeitura da capital paulista, Fernando Haddad, afirmou que "um amigo dele" irá mandar uma carta para ser publicada no blog do bispo Edir Macedo.

Na manhã desta quarta-feira (3), o líder da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), publicou em seu blog uma carta atribuída a "um amigo", fiel de sua igreja, que aponta cinco razões para não se votar no candidato do PT, seguidas de cinco razões para justificar o voto em Celso Russomanno, candidato do PRB.

Haddad afirmou que a "carta apócrifa" provavelmente foi escrita por uma pessoa desinformada e que é preciso ter compreensão.

"Nós vamos encaminhar para o bispo uma carta amanhã respondendo a esse fiel, para que ele se informe melhor. Ele vai poder publicar no blog nossa resposta, de forma muito respeitosa", disse o candidato petista. "Ponto a ponto nós vamos informar, ponto a ponto, as injustiças, as injúrias, que ele está cometendo não por maldade, principalmente por desinformação."

A cúpula do PRB é formada por personagens do alto escalão da Iurd, como o bispo licenciado Marcos Pereira, coordenador da campanha de Russomanno. Na última semana, o bispo Macedo chegou a dizer, durante um culto, que sequer conhecia o candidato do PRB.

Sobre as críticas de Russomanno, que subiu o tom contra o candidato petista nos últimos dias, Haddad voltou a falar sobre a falta de debate e disse que o candidato do PRB repete argumentos de José Serra, candidato do PSDB, por não conseguir explicar suas propostas.

"Eu o convidei para um debate e ele não aceitou. Pela quarta vez já. Então nós temos que nos encontrar para esclarecer os pontos de dúvida que ele tem. Uma coisa eu posso assegurar: ele não conhece o sistema de transporte de São Paulo. Mas não é por mal, é por falta de familiaridade com o assunto", disse.

O candidato petista também disse que Russomanno está "um pouco perdido" por fazer promessas do tipo congelar o preço da tarifa do ônibus por quatro anos. "É natural para uma pessoa que está sem equipe, que está procurando uma equipe de última hora. Por isso, que ele está postergando para o segundo turno, para estar bem assessorado", afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos