Lula diz que cancelamento de debates na Globo e na Record é "uma vergonha"

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante comício com o candidato do PT à Prefeitura de Sao Paulo, Fernando Haddad, em São Mateus (zona leste), que é "uma vergonha" o cancelamento do debate da emissoras de TV Globo e Record na cidade "mais rica e mais importante do país".

"É engraçado que todas as campanhas em que o PT estava na frente das pesquisas, tinha debate na Globo, tinha debate na Record. E agora que o Fernando Haddad está doido por um debatezinho na Globo, por um debatezinho na Record, não vai ter debate dessa vez. É uma vergonha. A cidade mais importante do Brasil não ter debate no primeiro turno, isso é uma vergonha", afirmou.

O ex-presidente também disse, durante o discurso, que o "pretexto" para o cancelamento do debate na "TV Globo" é a existência de partidos nanicos.

"É crime ser pequeno?", disse Lula.

No caso de "Record", houve troca de acusações. A TV diz que foi o candidato tucano José Serra que se recusou a participar. O tucano diz que o encontro foi cancelado porque o candidato apoiado pela Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), controladora da TV, Celso Russomanno (PRB), não estaria interessado em debater propostas para governar a cidade.

"As pessoas precisam de televisão para poder ficarem informadas. O dado concreto é que eles não querem que esse moço aqui mostre a competência que ele tem. Essa é a verdade", disse Lula ao se referir ao Haddad.

Mensalão

No final do comício, ao ser questionado sobre o julgamento do mensalão, Lula afirmou não estar preocupado.

"Para mim não [atrapalha], porque eu estou acompanhando as eleições e fazendo comício. Eu tenho eleição para fazer, meu filho. Não estou preocupado com isso, não", disse o ex-presidente.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos