Serra diz que Record cancelou debate para proteger Russomanno

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou na tarde desta quarta-feira (26), durante evento de sua campanha, que a "TV Record" cancelou o debate para proteger Celso Russomanno (PRB).

"Isso é lorota, eles estão querendo proteger o Russomanno, que não quer debater. Nós não negamos, não houve negativa. Eles agora estão voltados a essa proteção. O Russomanno para fazer campanha agora precisa estar protegido porque ele não tem muitas ideias, é uma pessoa muito vulnerável, despreparado. Então se é exposto, fica fragilizado. E a Record está colaborando para protegê-lo", afirmou Serra ao ser perguntado sobre a alegação da emissora de que o tucano não iria participar do evento.

O coordenador da campanha de Russomanno e presidente do PRB, Marcos Pereira, é bispo da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), comandada pelo bispo Edir Macedo, dono da "TV Record".

“Se você pegar a densidade de mentira por segundo no debate da '[TV] Gazeta', bate recorde mundial, vai para o Guinness, entre os diferentes candidatos”, afirmou Serra, ao dizer que Russomanno não conhece a cidade.

O cancelamento do debate da "TV Record" com os candidatos à Prefeitura de São Paulo gerou um conflito de versões entre a emissora de TV e a campanha de Serra. A emissora justificou o cancelamento do evento com a afirmação de que dois dos principais candidatos --o próprio tucano e Russomanno --não iriam participar.

Serra também afirmou que o candidato do PRB tem “horror” em falar de sua vida pública.

Ouça entrevista de Serra sobre cancelamento do debate

“Ele teme ser confrontado com ideias, perguntas, e o horror de falar da vida de homem público, o que acho que numa campanha é muito importante, tem que ver o que o sujeito fez no passado,  a biografia política dele, o que fez na vida pública dele, o conhecimento da cidade e as propostas”, afirmou.

Serra também ligou Russomanno à Universal. "A Universal não está protegendo [o Russomanno], a Universal faz a campanha dele, aí não é um problema religioso", disse ao ser perguntado se também a igreja neopentecostal protege o candidato do PRB.

Repercurssão

O blog do PPS, partido da candidata Soninha Francine, publicou um texto em que diz ser “vergonha” a "Record" cancelar o debate “atendendo ordem da direção da campanha-igreja-emissora (que é tudo uma coisa só!)”.

"Veja como o mundo dá voltas! A emissora criticava duramente, o tempo todo, outro possível ausente, o tucano José Serra (PSDB), que vinha se recusando a participar de qualquer debate ou entrevista da Record. A direção de jornalismo da emissora afirmava que realizaria o debate, mesmo com a eventual ausência de qualquer candidato."

O texto também diz que com a liderança de Russomanno e a possível ida de Fernando Haddad (PT) para o segundo turno, "mudaram os interesses da emissora e da campanha de ambos", já que o PRB faz parte da base governista.

"A ordem passou então a ser poupar Russomanno e apostar no crescimento de Haddad, poupando-o do confronto direto e incômodo com os adversários", diz o texto.

Em nota, Haddad afirmou que "expressa profunda preocupação com as seguidas recusas de seu adversário na disputa, Celso Russomanno (PRB), a comparecer a debates".

"O candidato do PRB demonstra reiterado desrespeito ao eleitorado com essa postura injustificada. Primeiro, sua desistência causou o cancelamento do debate Folha-UOL. Depois, deixou de comparecer ao debate organizado pela Arquidiocese de São Paulo. Agora, recusou convite ao debate organizado pela Rede Record (a data poderia ter sido modificada, em negociação com as demais campanhas, para acomodar sua agenda pessoal)", informou a nota de Haddad.

Guerra de versões

Mais cedo, Serra e a "TV Record" travaram uma guerra de versões sobre os motivos para não haver o debate.

Em nota oficial, a emissora afirmou que a campanha de José Serra --empatado tecnicamente com Fernando Haddad do (PT) em segundo lugar-- não respondeu aos convites para a participação no evento e não enviou representantes para as reuniões sobre o evento. Já  Russomanno, líder nas pesquisas, confirmou que não iria, pois, na data, estaria previsto o nascimento de seu filho.

"No último dia 21 de setembro informamos ao PSDB --em um derradeiro esforço em garantir a presença dos oito candidatos a Prefeitura de São Paulo em nosso debate-- que aguardaríamos uma resposta do candidato José Serra até as 18 horas da última segunda feira, dia 24. No documento, protocolado no PSDB, informamos que a falta de manifestação da candidatura colocava em risco a realização do debate. Mesmo assim não obtivemos resposta formal, informal e, ainda, nenhum representante do candidato compareceu  a reunião realizada nesta última terça-feira, dia 25, na sede da emissora, entre 14 e 16 horas", diz nota da emissora.

A campanha de José Serra também se manifestou por meio de nota oficial, afirmando que o candidato tucano jamais se recusou a participar do debate. Diz a nota: "Em momento algum a campanha (de José Serra) se recusou a participar do programa. O lamentável cancelamento foi uma decisão exclusiva da Record, e assim deve ser assumido".

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos