Justiça define Serra com 7 segundos a mais que Haddad em horário eleitoral em São Paulo

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

Líder nas pesquisas Datafolha e Ibope, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, terá mais tempo de TV no horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, que começa em 21 de agosto. O tucano terá 7min44s04 --7 segundos a mais que Fernando Haddad, candidato do PT, que vai ter 7min37s02. Os números oficiais do tempo de cada candidato paulistano foram divulgados nesta quarta-feira (8) pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a legislação, um terço do tempo do horário eleitoral gratuito é dividido igualmente entre os partidos concorrentes e os dois terços restantes variam conforme a representação parlamentar da coligação. A coligação do candidato José Serra, Avança São Paulo, é formada por PSDB, PSD, DEM, PV e PR. Já a coligação Para Mudar e Renovar São Paulo, de Haddad, é formada por PT, PSB, PP e PC do B.

Gabriel Chalita, candidato do PMDB, é o terceiro candidato com mais tempo na TV: 4min20s53. Chalita é da coligação São Paulo em 1º Lugar, que inclui os partidos PSL, PSC e PTC. Já o candidato Celso Russomanno (PRB), que está tecnicamente empatado na liderança das pesquisas com Serra, terá 2min11s87 --Russomanno é da coligação Por uma Nova São Paulo (PRB, PTB, PTN, PHS, PRP e PT do B).

Paulinho da Força, candidato do PDT, terá 1min43s80; Soninha Francine (PPS), da coligação Um Sinal Verde para São Paulo, formada com o PMN, vai ter 1min11s05; Levy Fidélix, do PRTB, terá 54s68; e Carlos Giannazi (PSOL), da coligação Frente de Esquerda, que engloba o PCB, terá 57s02. Os candidatos José Maria Eymael (PSDC), Miguel Manso (PPL), Anaí Caproni (PCO) e Ana Luiza (PSTU) terão todos 50 segundos cada.

A propaganda eleitoral na TV para o cargo de prefeito irá ao ar todas as segundas, quartas e sextas, das 13h às 13h30. À noite, o horário eleitoral gratuito será transmitido das 20h30 às 21h. No primeiro turno, a propaganda eleitoral será veiculada até o dia 4 de outubro, última quinta-feira antes da votação em 7 de outubro.

Ordem de aparição

No primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita, Ana Luiza será a primeira a aparecer na TV. A candidata será seguida por Paulinho, Eymael, Russomanno, Soninha, Manso, Anaí Caproni, Haddad, Chalita, Serra, Fidélix e Giannazi.

No segundo dia, o último candidato passa a aparecer primeiro, e os demais caem uma posição --até o final da exibição no primeiro turno, em 4 de outubro. A eleição ocorre dia 7 de outubro.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos