Ibope: Serra e Russomanno empatam tecnicamente na liderança; tucano tem maior rejeição

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Ibope/Globo divulgada nesta sexta-feira  (3) sobre a corrida à Prefeitura de São Paulo mostra um empate técnico dos candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB). Serra aparece com 26% dos votos contra 25% de Russomanno.

Essa é a primeira pesquisa após ser divulgado que Russomanno foi citado em conversa telefônica por um interlocutor da quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira em diálogo que tratava de remassa de recursos para o exterior. Após a divulgação, o próprio candidato disse que pode comparecer à CPI do Cachoeira no Congresso Nacional, que apura a relação do contraventor com agentes públicos. 

Na pesquisa Ibope, Soninha Francine (PPS) tem 7%, Fernando Haddad (PT), 6%, e Gabriel Chalita (PMDB) aparece com 5% das intenções de voto.

Paulinho da Força (PDT) aparece com 5%, e Carlos Giannazi (PSOL) e Ana Luiza (PSTU), José Maria Eymael, 1%. Levy Fidélix (PRTB) e Miguel Manso (PPL) não pontuaram.

Nulos e brancos somam 14% e 9% de indecisos.

A pesquisa Ibope foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 0198/2012 e tem três pontos percentuais de margem de erro. O levantamento ouviu 805 eleitores entre os dias 29 de julho e 3 deste mês.

Índice de rejeição

A pesquisa apontou também o índice de rejeição dos candidatos. Serra aparece à frente, com 34% de rejeição, seguido por Paulinho e Soninha, com 13% cada, Eymael e Levy, com 11% cada, Haddad, com 9%, Russomanno e Chalita, com 8% cada, Ana Luiza e Miguel Manso, com 6% cada um, Anaí, com 5%, e Giannazzi, com 4%.

Na última pesquisa Datafolha, a rejeição de Serra havia registrado 37%, contra 21% de Paulinho, 19% de Soninha, 12% de Haddad, 12% de Russomanno e 8% de Chalita.

 

Pesquisas anteriores

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada em 9 de junho, Serra estava na liderança com 31% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está o ex-deputado federal Celso Russomanno (PRB) com 16%. Netinho de Paula (PC do B) aparece em terceiro, com 8%. Soninha Francine (PPS) obteve 7%.

Os números são parecidos com os divulgados pelo Datafolha, em 21 de julho. Na pesquisa, Serra aparecia com 30% --o tucano tinha 31% no penúltimo levantamento, em 27 de junho-- e Russomanno, 26%, que subiu dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos-- antes ele tinha 24%.

Fernando Haddad, candidato do PT, e Soninha Francine, do PPS, aparecem na sequência, com 7% --o crescimento de ambos está dentro da margem de erro. Gabriel Chalita (PMDB) aparece com 6% das intenções de voto.

Paulinho da Força (PDT) aparece com 5%, e Carlos Giannazi (PSOL) e Ana Luiza (PSTU) têm 1%. Anai Caproni não pontuou.

Nulos e brancos somam 11%, e 6% não opinaram.

A pesquisa Datafolha foi registrada no TSE com o número 00110/2012 e tem três pontos percentuais de margem de erro. O levantamento ouviu 1075 eleitores entre os dias 19 e 20 deste mês.

Leia mais notícias das eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos