Serra vai se arrepender de ser candidato, diz Lula

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (25) que o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), vai "se arrepender de ser candidato" nas eleições municipais deste ano em São Paulo.

"Deu para ver que o Serra está patinando nas pesquisas. Alguém jogou óleo na pista de patins dele", disse Lula, durante ato que firmou a coligação entre PT e o PC do B para a disputa paulistana. "O Serra vai entender que foi um equívoco aceitar ser candidato de novo", afirmou.

Serra aparece, na última pesquisa Datafolha, divulgada em 18 de junho, com 30% das intenções de voto. O pré-candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, tem 8%.

Lula afirmou que, em julho de 2010, "muita gente" dizia que Serra já era o presidente da República.

"Com coração ferido", Netinho anuncia apoio do PC do B a Haddad

Para Lula, Serra perceberá "equívoco" de ser candidato à Prefeitura de São Paulo

"O presidente do Ibope disse que o Serra já era presidente. Sendo assim, quase retirei a candidatura da Dilma [Rousseff] e está aí o resultado, ela é a presidenta do país. Neste ano, será a mesma coisa", afirmou Lula. Já temos 30% dos votos assegurados em São Paulo. Resta conseguirmos o apoio de 20%. Dentro disso, a coligação com PC do B é fundamental", disse ao se referir à disputa entre a atual presidente --bancada por ele-- e o tucano, que saiu derrotado da disputa.

"A campanha em São Paulo está polarizada entre os tucanos e os outros", disse o ex-presidente.

Ainda reclamando da inflamação na garganta e com a voz fraca, Lula discursou por cerca de 20 minutos durante o ato político. "Da outra vez, o Serra ficou um ano e oito meses na prefeitura. Não chegou a pegar nem a segunda enchente na cidade e já correu [do cargo]", disse Lula. 

O ex-presidente também prometeu uma participação mais ativa na campanha de Haddad a partir do final de julho, quando espera receber alta dos médicos que acompanham sua recuperação do tratamento que fez para curar um câncer na laringe. "Vou para a campanha na rua, participar de caminhada, comício, vou fazer propaganda na TV e no rádio", afirmou Lula. "Se pudesse, mordia até canela de adversário para ganhar esta eleição."

Aliança com o PC do B

Nesta segunda-feira (25), o vereador Netinho de Paula (PC do B) confirmou a desistência de se candidatar à Prefeitura de São Paulo.

O partido de Netinho confirmou o apoio à candidatura de Haddad.

"Saio da disputa com coração ferido, mas não derrubado", disse o parlamentar que mostrou insatisfação com a decisão do seu partido. O vereador disse que atendeu a um pedido do ex-presidente Lula.

Leia mais notícias das eleições em São Paulo, clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos