Datafolha: Serra mantém liderança, com 30%; Haddad cresce cinco pontos e chega a 8%

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (17) mostra o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, na liderança, com 30%, e uma alta nas intenções de voto do petista Fernando Haddad após a entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha do ex-ministro da Educação. Haddad passou de 3%, em março, no penúltimo levantamento do instituto, para 8%.

Para o cientista político Paulo Kramer, da UnB (Universidade de Brasília), mesmo com Lula em sua campanha, Haddad terá dificuldade de vencer o desconhecimento de seu nome por parte da população e se eleger.

Os dados foram divulgados no "TV Folha", programa da Folha de S.Paulo, que foi ao ar pela "TV Cultura", com transmissão pelo UOL e pela Folha.com, deste domingo (17).

No penúltimo levantamento do Datafolha, feito no começo de março, o pré-candidato do PSDB, José Serra, também aparecia na liderança, à época, com 30% dos votos. Na ocasião, os números apontaram uma subida de nove pontos em relação ao levantamento feito em janeiro.

O ex-governador liderava em todos os cenários feitos pelo instituto.

Em segundo ficava o pré-candidato do PRB, Celso Russomanno, com 19%. Já Haddad obteve 3% das intenções. 

Na frente dele, estavam os pré-candidato do PC do B, Netinho de Paula (10%), do PDT, Paulinho da Força (8%), do PPS, Soninha (7%), e do PMDB, Gabriel Chalita (7%).

À época, o Datafolha ouviu 1.087 eleitores, em pesquisa com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com os dados da sondagem informados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram ouvidos mil eleitores entre os dias 13 e 14 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no tribunal com o número SP-00075/2012.

Escolha de Haddad

A escolha de Haddad foi feita pessoalmente por Lula, que preteriu a senadora Marta Suplicy, que hoje reluta em entrar na campanha petista na capital paulistana.

A primeira aparição do ex-presidente ao lado do ex-ministro foi em São Bernardo do Campo, na inauguração de um CEU (Centro Educacional Integrado), em abril.

Lula, que se recuperava de um câncer na laringe, gravou ao lado de Haddad a propaganda partidária do ex-ministro.

Depois, participou do lançamento da candidatura de Haddad, em que fez críticas ao tucano José Serra.

Alianças

Tanto Haddad quanto Serra anunciaram alianças entre sexta-feira (15) e sábado (16). 

O PT conseguiu, depois uma negociação que se arrastava desde março, se coligar com o PSB –que emplacou a deputada federal Luiza Erundina, que já foi prefeita de São Paulo—como vice.

Os petistas também estão perto de fechar aliança com o PP, de Paulo Maluf. 

Por sua vez, Serra conseguiu trazer, semana passada, para sua chapa o PR, do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, alvo da “faxina” da presidente Dilma Rousseff e com o PV, neste sábado (16).

Outros dois concorrentes na disputa, Paulinho da Força e Carlos Giannazi (PSOL) lançaram suas candidaturas neste sábado (16).

TV FOLHA DIVULGA A ÚLTIMA PESQUISA DATAFOLHA

UOL Cursos Online

Todos os cursos