Netinho diz que pedido de Lula o fez desistir de candidatura para apoiar Haddad

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

O vereador Netinho de Paula (PC do B) confirmou nesta segunda-feira (25) que desistiu de sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. Com o anúncio, o partido confirmou o apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT). "Saio da disputa com coração ferido, mas não derrubado", disse o parlamentar que mostrou insatisfação com a decisão do seu partido. O vereador disse que atendeu a um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O anúncio de Netinho foi feito na sede do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul da capital paulista, com a presença do ex-presidente Lula.

"É com muita dor no coração que retiro minha candidatura, mas atendi a um pedido do presidente Lula. Sendo assim, abro mão da candidatura e tentarei a reeleição como vereador", afirmou Netinho. Segundo Netinho, o partido tem bons nomes para indicar como vice na chapa de Haddad, entre eles, Jamil Murad,  vereador paulistano, Nádia Campeão, presidente do Diretório Estadual do PC do B, e Leci Brandão, deputada estadual. "Mas não tem nada fechado", disse.

Além de Lula, estavam presentes na reunião Renato Rabello, presidente nacional do PC do B, Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, o vereador Antonio Donato, coordenador da campanha petista em São Paulo, e Haddad.

Ato político

No início da noite desta segunda-feira (25), a aliança foi formalizada na sede do PC do B, na região central de São Paulo. Netinho voltou a demonstrar que desiste da disputa pela prefeitura para apoiar Haddad contrariado. "Não dá para negar que o coração do negão esta ferido", disse Netinho. "Não desisti, apenas ainda não chegou a hora".

"Com coração ferido", Netinho anuncia apoio do PC do B a Haddad

Para Lula, Serra perceberá "equívoco" de ser candidato à Prefeitura de São Paulo

O vereador afirmou aos militantes do PC do B que sua proposta de uma "terceira via" nas eleições deste ano em São Paulo fracassou, e que a disputa está polarizada entre PT e PSDB. "A eleição em São Paulo está polarizada, e quando há polarização, você tem que escolher um lado", afirmou o vereador candidato à reeleição.

"Terei no Netinho um companheiro inestimável na caminhada pela cidade. Sei o que você representa e qual a sua força na periferia dessa cidade", afirmou Haddad ao comemorar a aliança. "Se desse, faríamos uma coligação maior ainda, do tamanho dos desafios da cidade."

Até agora, além do PT participam da coligação o PSB, o PP e o PC do B.

Lula participou do ato político na sede dos comunistas e discursou por cerca de 20 minutos. "Deu para ver que o Serra está patinando nas pesquisas. Alguém jogou óleo na pista de patins dele", disse Lula. "O Serra vai entender que foi um equívoco aceitar ser candidato de novo", afirmou em relação ao pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra.

Serra aparece, na última pesquisa Datafolha, divulgada em 18 de junho, com 30% das intenções de voto. Haddad tem 8%.

Lula afirmou que, em julho de 2010, "muita gente" dizia que Serra já era o presidente da República.

"O presidente do Ibope disse que o Serra já era presidente. Sendo assim, quase retirei a candidatura da Dilma [Rousseff] e está aí o resultado, ela é a presidenta do país. Neste ano, será a mesma coisa", afirmou Lula. "Já temos 30% dos votos assegurados em São Paulo. Resta conseguirmos o apoio de 20%. Dentro disso, a coligação com PC do B é fundamental", disse ao se referir à disputa entre a atual presidente --bancada por ele-- e o tucano, que saiu derrotado da disputa.

"A campanha em São Paulo está polarizada entre os tucanos e os outros", disse o ex-presidente.

"Da outra vez, o Serra ficou um ano e quatro meses na prefeitura. Não chegou a pegar nem a segunda enchente na cidade e já correu [do cargo]", disse Lula. 

O ex-presidente também prometeu uma participação mais ativa na campanha de Haddad a partir do final de julho, quando espera receber alta dos médicos que acompanham sua recuperação do tratamento que fez para curar um câncer na laringe. "Vou para a periferia fazer campanha, participar de caminhada, comício, vou fazer propaganda na TV e no rádio", afirmou Lula. "Se pudesse, mordia até canela de adversário".

Leia mais notícias das eleições em São Paulo, clicando aqui.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos