Lula recebe homenagem na Câmara de São Paulo com Haddad presente, mas ex-presidente faz poucas referências ao candidato do PT

Gil Alessi, do UOL

Em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, estiveram juntos nesta segunda-feira (21), em uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, mas o apoio à candidatura do ex-ministro da Educação não foi tão explicito como o esperado.

Durante o evento, proposto pelo vereador Alfredinho, também do PT, Lula recebeu a Medalha Anchieta e também o título de cidadão paulistano.

Em seu o discurso de agradecimento, o ex-presidente disse que Haddad foi "o melhor ministro da Educação que o Brasil já teve", mas não fez mais nenhuma referência ao pré-candidato petista à prefeitura de São Paulo.

Lula só tocou no tema sucessão municipal ao dizer que o vencedor da eleição na capital paulista terá a vida difícil, pois o "prefeito de São Paulo assume no dia 1º de janeiro e no dia 2 já é culpado por alguma enchente".

A senadora Marta Suplicy, que governou São Paulo entre 2001 e 2004 e foi preterida por Haddad para concorrer à Prefeitura da capital paulista , fez a apresentação de Lula à Câmara e acabou recebendo mais atenção do ex-presidente do que Haddad. "A Marta foi uma das maiores injustiçadas pela elite paulista", afirmou o ex-presidente na tribuna.

Mesmo sem aparecerem juntos para o público, trata-se do segundo evento conjunto de Lula e Haddad em menos de uma semana, o que confirma a estratégia do partido de fazer com que o pré-candidato petista se beneficie da grande popularidade do ex-presidente para alavancar sua campanha, além de torná-lo conhecido pelos eleitores. Nas últimas pesquisas para a eleição paulistana, Haddad aparece com 3% das intenções de voto.

Na sexta-feira (18), eles estiveram ao lado da presidente Dilma Rousseff, no Memorial da América Latina. As inserções de Haddad que foram ao ar no rádio e na TV na semana passada também contaram com a participação de Dilma e Lula.

 

Em vídeo com Lula, Dilma entra na campanha de Haddad

UOL Cursos Online

Todos os cursos