20/10/2010 - 17h18

Após ser atingido por fita crepe, Serra cancela agenda no RJ por recomendação médica

Daniel Milazzo
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

Depois de ser atingido por um rolo de fita crepe na cabeça, o presidenciável José Serra (PSDB) cancelou o restante de sua agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) por recomendação médica. O ex-governador de São Paulo foi submetido a exames no centro médico Sorocaba e no hospital Samaritano, na zona sul da capital fluminense.

Vídeo mostra momento em que Serra é ferido no Rio

De acordo com o médico oncologista Jacób Kligerman, Serra chegou ao centro médico Sorocaba com a pressão um pouco elevada (13 por 9), sentia náusea e tontura, mas não teve nenhuma lesão grave na cabeça. Segundo o especialista, havia apenas um leve edema em razão do impacto da fita crepe na parte superior da cabeça, mas sem nenhum corte.

"Nessa situação de impacto fechado, o mais importante é saber se não houve hematoma ou edema cerebral, hipóteses que foram afastadas pela tomografia", afirmou Kligerman, que também é cirurgião de cabeça e pescoço. 

Por ordem do médico, Serra suspendou a agenda desta quarta-feira. "Requer o bom senso e a técnica que se mantenha em obversavação por pelo menos 24 horas. Ele saiu bem melhor, mas ainda com um pouco de náusea", esclareceu.

O candidato do PSDB participou de uma caminhada no bairro de Campo Grande, onde foi agredido durante um tumulto que terminou em confronto entre militantes do PT e do PSDB. Em seguida, ele visitaria as obras no estádio do Maracanã e se reuniria com apoiadores na churrascaria Porcão.

"Isso já houve várias vezes em São Paulo, como se fosse uma tropa de assalto. O PT tem tropa de choque, mas eu não sei se foi de propósito ou não", afirmou o tucano durante a confusão. "Lembra das tropas de assalto dos nazistas? Isso é típico de movimentos fascistas", disse.

O episódio aconteceu logo após a chegada do presidenciável ao calçadão do bairro, aréa de comércio na zona oeste. A maioria das lojas fechou as portas. Testemunhas disseram que o tucano foi xingado e agredido.

A agenda do presidenciável tucano prevê eventos na cidade de Maringá, interior do Paraná, nesta quinta-feira (21). Até o momento, os compromissos estão mantidos.

Terceiro colocado

No primeiro turno, o candidato do PSDB obteve o terceiro lugar na preferência do eleitorado fluminense para a disputa pelo Palácio do Planalto.

Mesmo contando com o apoio de seu vice, Indio da Costa (DEM), deputado federal pelo Rio de Janeiro, Serra teve na cidade apenas 22,5% dos votos válidos, contra 31,5% de Marina Silva (PV) e 43,7% da petista Dilma Rousseff.

Além disso, o tucano viu seus aliados sofrerem derrotas no Estado. Ex-prefeito, César Maia (DEM) não conseguiu se eleger para o Senado. Fernando Gabeira (PV), que participou da caminhada desta quarta, também perdeu na primeira rodada de votação para Sérgio Cabral (PMDB), reeleito governador com o apoio de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host