02/08/2010 - 17h42

Em SP, 1475 candidatos têm candidatura impugnada, 60 com base na Lei Ficha Limpa

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo) concluiu a lista de pedidos de impugnações no Estado. Ao todo, são 1.475 candidaturas impugnadas, 60 delas com base na lei Ficha Limpa.

Além das impugnações, a PRE apontou irregularidades mais simples em outros 965 registros de candidatura, a maior parte por falta da documentação completa, totalizando 2.440 contestações, 77% do total de pedidos de registro.

Entre as candidaturas impugnadas estão a do deputado federal, Paulo Maluf (PP-SP), candidato à releição, e José de Fillipi Junior, do PT-SP, que além de candidato a deputado federal é o tesoureiro da campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).

O ex-prefeito de São Paulo teve seu registro impugnado pelo Ministério Público devido a uma condenação do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) por improbidade administrativa. Quando era prefeito de São Paulo, Maluf é acusado de ter superfaturado a compra de 1,4 tonelada de frangos, que custou R$ 1,39 milhão ao município.

No caso de Fillipi, o pedido de impugnação deve-se a uma condenação, também pelo TJ-SP, neste ano. O tesoureiro foi condenado a devolver R$ 2,1 milhões para a prefeitura de Diadema, valor pago ao escritório do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, contratado sem licitação, para atender à prefeitura. O TJ também condeou Fillipi Júnior à perda dos direitos políticos por cinco anos.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host