11/08/2010 - 11h57

Hélio Costa diz que "faltou coragem" para Aécio ser candidato de Lula à Presidência

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Belo Horizonte

O candidato ao governo de Minas Gerais Hélio Costa (PMDB) disse nesta quarta-feira (11) que, se o ex-governador Aécio Neves (PSDB), hoje candidato ao Senado, tivesse “tomado uma decisão há tempos atrás, ele poderia ser hoje o candidato do presidente Lula”. Para o ex-ministro, Aécio errou ao não se filiar ao PMDB ou ao PT para disputar a Presidência.

“Houve um vácuo de candidatos quando nós perdemos o candidato natural, que seria José Dirceu [afastado do governo depois do Mensalão], e depois perdemos o [ex-ministro da Fazenda Antonio] Palocci. E havia uma simpatia do Lula por ele [Aécio]. Faltou desprendimento político, para não dizer coragem [para sair do PSDB]”, disse Costa, em sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, em Belo Horizonte.

Costa afirmou que, em uma eventual candidatura de Aécio à presidência da República, ficaria fora das eleições. “Eu já tinha dito a ele que se ele fosse candidato a presidente da República, eu não seria candidato a nada. Seria impossível para um mineiro ficar contra uma candidatura de Aécio”, afirmou.

Sobre a relação com o ex-governador, Costa declarou que sempre foi “amigo” do tucano, e afirmou que entrou na política depois de um conselho de Tancredo Neves, avô do ex-governador mineiro.

Tecendo elogios ao governo de Aécio, Costa desmentiu que as críticas feitas durante a pré-campanha eram dirigidas ao hoje candidato ao Senado. “Não consegui passar a mensagem que eu queria. O Aécio fez um ótimo governo. Agora o candidato [Anastasia] quer passar a imagem de que ele é o Aécio. E não dá, são duas coisas diferentes”.

Hélio negou acusações de que parte da imprensa mineira estaria alinhada à sua candidatura. “Eu não estou alinhado com ninguém. E se tiver alguém vocês me avisem porque eu não estou sabendo”, disse o peemedebista, ao ser questionado sobre as críticas do adversário Antonio Anastasia (PSDB) de que parte da imprensa mineira estaria poupando o ex-ministro e o governo federal de críticas.

Professores

Com relação à situação dos professores no Estado, Hélio afirmou que irá se reunir com uma comissão escolhida pelos professores para analisar a proposta atual de aumento de salário e ver o que se pode mudar. “No dia seguinte à posse, vamos sentar com eles. Vamos ver que essa proposta foi colocada de forma injusta na Assembleia Legislativa, por goela abaixo, para evitar uma greve durante o período eleitoral”.

Ele ainda criticou o que chamou de “achatamento salarial”, expressão que usou para definir o contraste entre a arrecadação do Estado e o salário pago aos professores.

 

Confira a íntegra da sabatina com Hélio Costa

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host