11/08/2010 - 12h20

Hélio Costa usa privatização da Vale para atacar gestões tucanas

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PMDB ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa, afirmou nesta quarta-feira (11) que buscará a revisão dos tributos aplicados sobre mineradoras e fez críticas à privatização da mineradora Vale, realizada durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) ao Palácio do Planalto. O ex-ministro criticou as gestões do PSDB no Estado e no Brasil por terem se desfeito da empresa, hoje superavitária.

Durante sabatina do portal UOL e do jornal Folha de S.Paulo, Hélio prometeu uma “bancada do minério” no Congresso para revisar a tributação e os royalties pagos por mineradoras. “A gente não pode esquecer que essas perguntas têm de ser feitas para os outros. Quem que no passado vendeu a mais poderosa empresa mineira de todos os tempos brasileiros, a Vale do Rio Doce? Foi o governo tucano”, disse.

“E vendeu sabe por quê? Porque não sabia fazer a gestão de uma grande empresa”, afirmou o ex-ministro das Comunicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Sabe quanto o minério de ferro deixa em Minas? Deixa zero. Vamos pegar a bancada mineira de deputados e senadores, juntar com a do Pará e fazer uma revisão da Lei Kandir”, disse ele, referindo-se ao mecanismo de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Em seguida, voltou à carga contra a mineradora. “Minas perdeu [com a privatização]. A Vale quando era estatal tinha compromisso social para ajudar cidades, recuperar estradas. Depois de privatizada, não tem preocupação social, destrói estradas”, acusou. “Quando foi criada a Usiminas, ela criou um bolsão de riqueza. O que fez a Vale? Deixou um buraco. Explorou Itabira e foi embora".

Hélio disse também que, se for eleito, vai se esforçar para que o país concentre as grandes siderúrgicas em Minas Gerais. Ele prometeu também buscar mais arrecadação para o Estado por meio da “tributação de vários setores que não estão sendo tributados”. Incluiu entre os beneficiários disso os investidores chineses. “Os chineses estão comprando Minas Gerais. Não quero impedir. Quero que eles paguem impostos”, afirmou.

Confira a íntegra da sabatina com Hélio Costa

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host