UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 19h36

Sebastião Almeida (PT) é eleito prefeito em Guarulhos

Da Redação

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['sp64777']
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

    Desconhecido, Almeida explorou imagens de Lula e de Elói Pietá (PT)


Após um segundo turno inesperado na segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Sebastião Almeida (PT) será o novo prefeito de Guarulhos. Ele venceu as eleições com o apoio do padrinho político e atual prefeito do município, Elói Pietá (PT). Ao final da apuração, Almeida somou 320.472 votos (56%), contra 244.922 votos (43%) de seu adversário, Carlos Roberto (PSDB).


Oito candidatos pleiteavam a prefeitura, mas a corrida foi polarizada por três principais nomes. Dois aspirantes ao cargo, que iniciaram a disputa pela prefeitura com pontuação inexpressiva, Almeida e Carlos Roberto (PSDB), foram aclamados nas urnas no dia 5 de outubro.

SEBASTIÃO ALMEIDA

  • Idade: 49
  • Partido: PT
  • Profissão: servidor público e sindicalista
  • Naturalidade: Guaporema (PR)
  • Patrimônio: R$ 146.800,58

Jovino Cândido (PV), que iniciou a corrida eleitoral como líder nas pesquisas, ficou em terceiro lugar. O pevista, que já assumiu a prefeitura em 2002, polarizou a corrida na cidade pela segunda vez com o PT. Nas últimas eleições, de 2004, enfrentou o então candidato à reeleição, Elói Pietá, que venceu no primeiro turno.


Com o resultado deste domingo (26), mais uma vez o PT elege um prefeito em Guarulhos, onde permanece no poder há oito anos. O nome do deputado estadual Sebastião Almeida, no entanto, chegou a ser rejeitado por Elói, que apoiava a candidatura de sua vice, Eneida Lima. O nome dela não foi aprovado na convenção petista.


O que você achou da
vitória do petista Almeida?

Com a candidatura homologada, Almeida batalhou por apoio e conseguiu, graças à ajuda de Elói, reunir uma coligação com 11 partidos - "Pra Guarulhos continuar no rumo certo".


Já o empresário Carlos Roberto de Campos (PSDB), que começou com pontuação baixa, subiu nas pesquisas e chegou ao segundo turno como uma revelação.


Ele contou com o apoio presencial do governador José Serra em sua campanha, que foi à cidade no final de setembro promover o candidato e apoiar a coligação "Orgulho por Guarulhos" (PSDB-PHS-PSC).


  • Divulgação
  • Divulgação

    Carlos Roberto (PSDB) chegou ao segundo turno como revelação

    O prefeito Gilberto Kassab (DEM) também foi até Guarulhos no dia 15 de outubro tentar traduzir em votos guarulhenses o crescimento nas pesquisas conseguido na capital paulista. O candidato à reeleição estava à frente de Marta Suplicy (PT) na disputa.


    Almeida contabilizou também o apoio da "máquina" da prefeitura e recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi a Guarulhos tentar alavancar a candidatura petista.


    Carlos Roberto levou às ruas uma campanha rica, com carros de som, panfletos e faixas espalhados pela cidade durante toda a eleição. No segundo turno, viu-se apoiado pelo adversário Jovino, parceria que não refletiu nas urnas.


    Jovino, por sua vez, sofreu novamente com a falta de adesão financeira a sua campanha, enquanto os adversários contaram com ajudas financeiras importantes. O PV conseguiu unir-se a apenas um partido, o PMN, na coligação "Novos Tempos".




    Veja mais notícias de eleições na cidade de Guarulhos - SP

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['sp64777']